Fogo: Criada associação "Fogo e Brava Innovation Lab" para impulsionar empreendedorismo nas duas ilhas

Inicio | Economia
Fogo: Criada associação "Fogo e Brava Innovation Lab" para impulsionar empreendedorismo nas duas ilhas
01/10/25 - 10:19 am

São Filipe, 01 Out (Inforpress) – A Associação “Fogo e Brava Innovation Lab” foi constituída, esta terça-feira, 30 de Setembro, pela Associação dos Municípios do Fogo e da Brava para funcionar como um “hub” de inovação e empreendedorismo para as duas ilhas.

A nova associação foi formalmente constituída por tempo indeterminado, com a publicação do registo no Boletim Oficial e tem como missão fomentar o desenvolvimento económico sustentável da Região Fogo/Brava, com foco no agronegócio, na economia azul e no turismo sustentável.

A estrutura de governança da associação é composta por representantes dos municípios das duas ilhas e de entidades parceiras do sector empresarial.

A direcção será presidida pela Associação dos Municípios do Fogo e Brava, representada por João Domingos Fernandes Teixeira Barbosa, a vice-presidência e tesouraria ficam a cargo da Câmara Municipal de São Filipe, representada por António Jorge Cula Monteiro, e a secretaria pela Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, representada por Mário Wilson Teixeira Fernandes Fonseca.

O "Fogo e Brava Innovation Lab", pessoa colectiva e sem fins lucrativos, cujo registo de constituição foi publicado no Boletim Oficial n.º 184, II Série, de 30 de Setembro, estabeleceu um plano de acção abrangente, com dez finalidades estratégicas.

Entre os principais objectivos da associação estão: apoiar a criação e o desenvolvimento de negócios nas áreas do agronegócio, economia azul e turismo sustentável, oferecer programas de capacitação em gestão, finanças, inovação e marketing, estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções sustentáveis.

Facilitar a integração entre “start-ups”, universidades, investidores e empresas, criar condições para que os empreendedores tenham acesso a financiamentos e promover projectos que respeitem os princípios de sustentabilidade e valorizem a cultura local são outros objectivos que determinaram a constituição da associação.

Para garantir a supervisão e a governança, foram também constituídos o Conselho Fiscal e a Mesa da Assembleia Geral.

O Conselho Fiscal será presidido pela Câmara Municipal dos Mosteiros, representada por Nelson Pina Rodrigues Pires, e conta com a vice-presidência da Associação de Business Angels de Cabo Verde (ABAC), representada por Neusa da Conceição Borges da Silva e vogal Associação Business Incubation Center, representada por Dilma Ramos Vieira Moreira

A Mesa da Assembleia Geral é presidida pela Câmara Municipal da Brava, na pessoa de Aliana Sofia Alves Andrade, vice-presidência cabe à Associação de Mulheres Empresárias de Cabo Verde e Diáspora, representada por Maria de Fátima Fernandes Louro e secretariado cabe a Unitek, representada por Nilda Silva Mendes.

A duração dos mandatos de todos os corpos sociais está definida como "um terço do mandato dos órgãos intermunicipais", assegurando uma ligação directa com os ciclos políticos locais.

A criação desta associação representa um passo significativo na consolidação de um ecossistema de inovação nas ilhas do Fogo e Brava.

Ao unir os municípios, investidores e associações empresariais, o "Fogo e Brava Innovation Lab" pretende ser a alavanca para transformar ideias inovadoras em modelos de negócio viáveis, contribuindo para a criação de emprego e para a diversificação da economia da região.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar