Cidade da Praia, 20 Set (Inforpress) – Os desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia realizaram hoje, na Cidade da praia, uma marcha cívica dedicada à prevenção do suicídio e ao combate à violência infantil.
A marcha aconteceu no âmbito do Dia Mundial dos Desbravadores, celebrado anualmente a 20 de Setembro.
Em declarações à Inforpress, o líder master dos Desbravadores, Ruddy Willian Fonseca, explicou que a iniciativa tem dois grandes objectivos, sensibilizar a população para a valorização da vida e alertar para os riscos e sinais de abuso infantil.
“O objetivo é fazer uma marcha cívica contra o abuso infantil e também contra o suicídio. Nessa marcha iremos apelar aos cidadãos para que sejamos mais conscientes da vida, que devemos valorizá-la e não a desperdiçar por causa de problemas e desafios”, afirmou.
Segundo o responsável, o número de suicídios em Cabo Verde ronda entre 47 e 48 mortes por ano, principalmente na faixa etária dos 20 aos 49 anos, realidade que, considera, deve mobilizar toda a sociedade civil.
No que diz respeito ao abuso infantil, Ruddy Willian Fonseca destacou que a problemática afecta várias ilhas do país e que o clube dos Desbravadores, que trabalha com crianças e adolescentes dos 10 aos 15 anos, procura actuar na prevenção e identificação de sinais de abuso.
“Tentamos lidar com elas para que possam conhecer sinais e também aos líderes, porque às vezes as crianças não conseguem perceber, mas os líderes podem identificar pequenos sinais e ajudar a intervir de forma sigilosa”, aclarou.
A marcha terá passagem por diversos pontos da cidade, incluindo pelas instalações do ICCA, Hospital Universitário Agostinho Neto (ala da pediatria), centros de idosos e terminará no Parque 5 de Julho.
“Esperamos que, ao verem pessoas uniformizadas nas ruas com cartazes, a população questione o que está a acontecer e compreenda que estamos a lutar contra o suicídio e o abuso infantil. Assim conseguimos sensibilizar mais pessoas”, declarou.
O Dia Mundial dos Desbravadores é celebrado em todos os países onde a Igreja Adventista está presente, mobilizando crianças, adolescentes, jovens e adultos em atividades de fé, esperança e compromisso social.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar