Santa Cruz: Organização e participantes dão nota positiva ao Bootcamp Comunidade 365

Inicio | Desporto
Santa Cruz: Organização e participantes dão nota positiva ao Bootcamp Comunidade 365
20/09/25 - 04:48 pm

Assomada, 20 Set (Inforpress) – A organização e os participantes atribuíram nota positiva à primeira edição do Bootcamp Comunidade 365, realizada em Santa Cruz, com o objetivo de capacitar agentes desportivos e promover impacto social e comunitário através do desporto.

Este evento decorreu de 15 a 20 de Setembro, e hoje, no acto do encerramento, o presidente da Academia Olímpica, Orlando Mascarenhas, explicou que o projeto Comunidade 365 visa preparar jovens, grupos e instituições para desenvolverem actividades desportivas junto das comunidades locais.

 

“Através do desporto, criam-se oportunidades que promovem o desenvolvimento da juventude. Nesta semana, vários jovens participaram em acções de sensibilização e formação, recebendo certificados que lhes darão ferramentas para implementar iniciativas comunitárias”, destacou.

Durante o evento, avançou que foram selecionados três projetcos que passam agora à segunda fase de formação, a realizar-se na Praia.

Entre os vencedores, Alissa Lima apresentou o projecto Liga dos Talentos, que pretende organizar torneios e formações para crianças e adolescentes de vários municípios da ilha de Santiago.

 

“Foi uma formação de muita partilha, onde adquiri novas ideias para enriquecer o meu projecto, que será implementado em Santa Cruz, mas que envolve crianças, adolescentes e monitores dos outros municípios”, afirmou.

Outro premiado, Silvino Teixeira, responsável por uma escola de aeróbica em São Miguel, sublinhou a importância dos conteúdos trabalhados no bootcamp, como ética desportiva, governança e impacto social do desporto.

Segundo o mesmo, o seu projecto foca-se no combate ao sedentarismo e na promoção de estilos de vida saudáveis.

“O desporto é o caminho para melhorar a saúde e prevenir problemas sociais”, frisou o técnico desportivo e personal trainer.

De uma forma geral, tanto a organização como os participantes destacaram o sucesso da primeira edição, considerando que a iniciativa abre portas para maior envolvimento da juventude no desenvolvimento comunitário através do desporto. 

A iniciativa nasceu do programa piloto Comunidade 365, inicialmente voltado para a certificação de clubes e organizações desportivas, com o objectivo de garantir boas práticas de governação.

O programa, co-financiado pelo Comité Olímpico, pretende expandir-se para São Vicente, Boa Vista e Praia, com a meta de chegar a todas as ilhas do país.

O Bootcamp inclui também um concurso de ideias, cujos vencedores terão acesso ao Sport Accelerator Lab em 2026, programa que contempla uma semana intensiva de formação e nove meses de acompanhamento especializado.

Cada edição reúne entre 20 a 25 participantes e oferece cinco dias de capacitação com sessões de facilitação, mentoria e workshops de liderança, integridade e marketing.

A organização já projecta realizar edições em São Vicente, Boa Vista e Praia, reforçando o objectivo de garantir oportunidades reais de formação e networking para agentes desportivos e comunitários de Cabo Verde.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar