Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – O presidente da Associação Cabo-verdiana de Lixo Marinho (ACLIM), Euclides dos Santos, afirmou hoje que o maior desafio não é apenas recolher o lixo do mar, mas sensibilizar e educar a população para reduzir a poluição marinha.
Euclides dos Santos falava à Inforpress sobre a campanha de limpeza, promovida pela associação neste sábado, 20, sob o lema “Amar o mar, para o nosso bem”, no âmbito do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praia, celebrado anualmente no terceiro sábado do mês de Setembro.
Segundo afirmou, o maior desafio da organização não é apenas limpar os oceanos, mas sobretudo sensibilizar e educar as pessoas para não poluírem o mar, promovendo um ambiente sustentável e saudável para todos.
Apontou que os mares estão a “pedir socorro” devido à grande quantidade de lixo, sobretudo plástico, acumulado nas águas e praias, alertando que, se nada for feito, poderá haver mais lixo do que peixe disponível para consumo.
“O nosso maior desafio é sensibilizar as pessoas para não sujarem ou sujarem cada vez menos, porque os nossos mares estão a pedir socorro, claramente, e se continuarmos com este ritmo de poluição, provavelmente, vamos ter mais lixo no mar do próprio peixe para o consumo", referiu.
Por se tratar de uma associação jovem, criada oficialmente em 2024, Euclides dos Santos reconhece que os desafios são muitos, sendo o financiamento um dos principais entraves à execução do plano de actividades.
Ainda assim, tem contado com apoios do Governo e de entidades internacionais, como a Embaixada do Luxemburgo, para levar adiante as suas iniciativas.
Adiantou ainda que no âmbito da celebração do Dia Mundial da Limpeza das Praias, assinalado em mais de 190 países, a associação irá promover, este sábado, 20, uma grande campanha de limpeza na praia de Quebra Canela.
A iniciativa contará com a participação de activistas internacionais, grupos desportivos da comunidade e voluntários que queiram aderir à causa.
Para além da limpeza, haverá também uma banca informativa sobre os desafios do lixo marinho, apresentação de novos “embaixadores do mar”, inauguração do “garrafão do Papão”, jogos tradicionais, concursos e outras actividades de sensibilização.
Apesar de recente, a associação tem desenvolvido trabalhos desde 2017, já reconhecidos a nível nacional e internacional, reforçando o compromisso de contribuir para um futuro mais limpo e sustentável em Cabo Verde.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar