Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – O Governo da República popular da China vai doar esta tarde um conjunto de equipamentos médicos e hospitalares ao Hospital Dr Agostinho Neto, avaliado em 302.608,74 RMB (37.654 Euros), no quadro da cooperação com Cabo Verde.
A China pretende com esta acção, de acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Saúde, reforçar a sua capacidade de prestação de cuidados de saúde médicos com estes instrumentos cirúrgicos e consumíveis médicos.
Ainda, de acordo com a fonte, no âmbito da cooperação médica, todos os anos, o Governo da China faz doações de equipamentos médicos ao Governo de Cabo Verde, precisamente ao Hospital Dr. Agostinho Neto, sendo que nos últimos 10 anos doou à parte cabo-verdiana equipamentos e materiais médicos no valor acumulado de mais de 56 milhões de escudos.
“Na área da saúde, esta cooperação tem sido materializada com o desenvolvimento de vários projetos, desde a construção e equipamentos de infraestruturas de saúde, formação de recursos humanos de saúde, doação de equipamentos médicos, vinda de missão médicas e a das equipas médicas chinesas, que há 41 anos tem suportado e apoiado os cuidados de saúde em Cabo Verde com missões a cada 2 anos”, acrescenta o documento.
A mesma nota indica que a cooperação existente entre a República Popular da China e o Governo de Cabo Verde, desde 1976, tem se pautado por excelentes relações diplomáticas, bilaterais e de amizade, traduzidas em enormes contributos para o desenvolvimento.
Em 2024 estas relações foram elevadas para o patamar de parceria estratégica, abrindo um novo capítulo na cooperação entre China e Cabo Verde, conclui o documento.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar