INE destaca independência administrativa da instituição e garante que não seguem directivas externas (c/áudio)

Inicio | Sociedade
INE destaca independência administrativa da instituição e garante que não seguem directivas externas (c/áudio)
17/09/25 - 01:41 pm

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – O presidente do Conselho de Administração do INE, João Cardoso, enfatizou hoje a independência administrativa, financeira e patrimonial do Instituto, reforçando que a instituição não segue directivas externas e trabalha com calendário próprio.

João Cardoso, que falava em conferência de imprensa na cidade da Praia, em resposta às recentes críticas, assegurou que o ambiente de trabalho profissional no Instituto Nacional de Estatística (INE) “é bom”, “não há ninguém na prateleira” e todos os colaboradores estão comprometidos com a instituição.

Segundo este responsável, a instituição não recebe directivas externas e segue rigorosamente um calendário próprio para as suas publicações, e que cada trabalhador desempenha funções bem definidas.

“Temos a legitimidade e temos a independência administrativa, financeira e patrimonial que nos permite estar à vontade e seguir rigorosamente aquilo que diz a metodologia e a nossa consciência”, avançou.

João Cardoso realçou que os técnicos do INE são jovens, altamente qualificados e responsáveis, e que o Conselho Directivo atribui responsabilidades com base na capacidade técnica, independentemente da idade.

“Não atribuímos a responsabilidade a nenhuma pessoa que não esteja habilitada, incapacitada, mesmo para levar avante os trabalhos do INE.  O Conselho Directivo tem em devida conta a capacidade técnica do indivíduo”, defendeu, reafirmando o compromisso da instituição com a qualidade, transparência e independência.

Além disso, conforme explicou, os dados recolhidos, produzidos e divulgados pelo INE são avaliados antes da publicação por especialistas de instituições internacionais parceiras, garantindo a qualidade e a confiabilidade das estatísticas.

O dirigente realçou ainda a existência de um laboratório de dados na biblioteca do INE, como parte da política de transparência da instituição para fortalecer a sua credibilidade.

Recorde-se que um grupo de trabalhadores do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) posicionou-se no dia 19 de Junho, diante da instituição para manifestar contra o clima laboral que classificaram de “degradante”.

Com gritos de revolta, os trabalhadores mostraram o desagrado, face ao “quadro pintado” pelo presidente num programa televisivo.

Trajados de t-shirt pretas, em sinal de luto, cerca de duas dezenas de trabalhadores do INE ostentavam dísticos com várias mensagens de desagrado, nomeadamente, “Líder resolve, não complica”, “Estatística não é política, é verdade com rigor”, “A incompetência no topo afunda até a melhor equipa”, entre outros dizeres.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar