Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – O director regional da ONU-Habitat para a África, Oumar Sylla, reafirmou hoje o seu engajamento em apoiar o Governo cabo-verdiano e as comunidades locais com soluções e ferramentas eficazes contra as mudanças climáticas.
As afirmações foram feitas por Oumar Sylla, esta manhã, após ser recebido em audiência pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no âmbito da visita de quatro dias que efectua ao país para aprofundar e consolidar a cooperação técnica entre Cabo Verde e a ONU-Habitat.
“A ONU-Habitat veio hoje para reafirmar o seu engajamento com toda a família das Nações Unidas, para trazer soluções, mas também para adoptar ferramentas eficazes com o Governo de Cabo Verde e as comunidades locais na luta contra as mudanças climática”, precisou.
Na ocasião, sublinhou as oportunidades existentes no arquipélago, sobretudo nos domínios do turismo e do ambiente, defendendo a necessidade de maximizar o potencial do país em termos de desenvolvimento económico e social.
“Mas também há um elemento positivo que devemos levar em consideração: as oportunidades que nós vimos nas ilhas de Cabo Verde tanto do ponto de vista turístico, como do ponto de vista ambiental”, apontou.
Segundo explicou, o objectivo é transformar as cidades cabo-verdianas em centros de inovação e de oportunidade, especialmente para os jovens, garantindo um futuro mais sustentável.
Sylla recordou a longa tradição de colaboração entre a ONU-Habitat e Cabo Verde, salientando, contudo, a importância de adaptar as estratégias de urbanização aos desafios actuais.
“Como vocês sabem, o mundo evoluiu e nós vimos uma crescente urbana muito forte em Cabo Verde e também os efeitos das mudanças climáticas”, acrescentou.
Referiu-se ainda aos efeitos das recentes mudanças climáticas, nomeadamente à tempestade Erin que atingiu o país a 11 de Agosto, expressando condolências às famílias afectadas.
Nesse sentido, defendeu a necessidade de repensar a planificação urbana, assegurando que todas as intervenções respeitam normas de protecção e antecipação face a fenómenos das mudanças climáticas.
Durante o encontro foi também analisado o reforço do quadro de parceria, incluindo iniciativas apoiadas anteriormente pela União Europeia e projectos ligados a políticas de habitação, planeamento territorial e promoção da resiliência urbana, tanto a nível nacional como local.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar