Maio: Escolas preparadas para receber 1.322 alunos e 84 professores – garante Ministério da Educação

Inicio | Sociedade
Maio: Escolas preparadas para receber 1.322 alunos e 84 professores – garante Ministério da Educação
03/09/25 - 06:37 pm

Porto Inglês, 03 Set (Inforpress) – A delegação do Ministério da Educação na ilha do Maio garantiu hoje que as escolas da ilha estão preparadas para receber os cerca de 1.322 alunos e 84 professores neste novo ano lectivo.

Em declarações à Inforpress, Maria Ribeiro afirmou que os preparativos para o ano lectivo 2025-2026 decorrem com normalidade, assegurando que os estabelecimentos de ensino foram reabilitados para acolher a comunidade educativa.

“Fizemos reabilitações nas escolas da Figueira, Alcatraz e Morrinho, com a recuperação das casas de banho e da cozinha, financiadas pela cooperação luxemburguesa. Dentro do nosso orçamento, realizamos também pequenas reparações em outras escolas, que já estão preparadas para receber os alunos”, explicou.

Segundo a delegada de Educação, em quase todas as escolas foi feita a substituição de mobiliário e equipamentos, nomeadamente mesas e cadeiras, doadas pela associação luxemburguesa Black Boys.

No entanto, apesar das garantias quanto ao espaço físico, a responsável adiantou que os alunos da escola básica de Ribeira Dom João poderão ser deslocados para a escola da Figueira, devido à redução do número de estudantes.

Relativamente ao transporte escolar, que registou instabilidade no último ano lectivo, Maria Ribeiro afirmou ter recebido garantias da Câmara Municipal do Maio de que o serviço estará operacional no arranque do novo ano.

“Reunimos com a câmara, que nos assegurou que no dia 15 o serviço estará funcional. Poderão surgir algumas limitações, mas tivemos também garantias de que serão resolvidas ao longo do primeiro trimestre”, destacou, lembrando que ainda há autocarros em reparação.

O transporte escolar é assegurado pela FICASE para os alunos do 1.º ao 6.º ano, enquanto a autarquia assume o transporte dos estudantes do 7.º ao 12.º ano.

Quanto às refeições quentes, Maria Ribeiro garantiu que continuam a ser providenciadas pela FICASE para todos os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade em toda a ilha. 

RL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar