Santa Cruz prepara arranque do ano lectivo com foco na inclusão, infraestruturas e participação da comunidade (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Santa Cruz prepara arranque do ano lectivo com foco na inclusão, infraestruturas e participação da comunidade (c/áudio)
03/09/25 - 07:49 pm

Pedra Badejo, 03 Set (Inforpress) – O delegado do Ministério da Educação em Santa Cruz, Paulino Delgado, assegurou hoje que estão criadas todas as condições para que o novo ano lectivo inicie sem sobressaltos.

À imprensa, o responsável avançou que o desempenho do ano anterior foi “bom”, com uma taxa de aproveitamento acima dos 80 por cento (%), e as preparações para o ano lectivo 2025/26 estão a avançar de forma sólida.

Neste momento, informou que já se encontram matriculados 5.566 alunos do 1.º ao 12.º ano, que serão orientados por 391 docentes, que já se encontram no concelho, onde a delegação escolar já está a proceder à distribuição dos horários.

À semelhança dos outros concelhos, informou que há um leve decréscimo no número de matrículas relativamente ao ano anterior, que neste momento se situa em cerca de 300 alunos.

Em relação à situação das infraestruturas escolares e a reabilitação das mesmas, informou que estão a decorrer as obras na escola de Salinas, mas que este ano vai funcionar e receber alunos do 1.º ao 6.º ano do Ensino Básico Obrigatório.

Igualmente, informou que estão a decorrer algumas intervenções na Escola Secundária, além de melhorias em casas de banho e outras estruturas em outras escolas.

Sobre a alimentação e apoio social, este dirigente avançou que a distribuição de géneros alimentícios e kits educativos aos estudantes de famílias vulneráveis está articulada, com previsão de entrega até o dia 08.

Na matéria da educação inclusiva, ressaltou que há a Sala de Recursos com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), mas também uma Sala de Surdos e Mudos com uma técnica especializada e as boas práticas são partilhadas com outros concelhos, prevendo-se um investimento contínuos nesta área.

Sobre a nova medida do uso dos telemóveis, este responsável sublinhou que há orientações definidas e realizar-se-á um encontro com responsáveis de escolas e diretores dos agrupamentos para alinhar a implementação da proibição, reforçando que o apoio inicial deve partir dos pais.

Ainda, informou que antes do início do ano lectivo, os três agrupamentos vão promover encontros com pais e encarregados de educação, sublinhando a importância da participação contínua para a evolução dos alunos.

MC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar