Nova Sintra, 03 Set (Inforpress)- O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente na Ilha Brava assegurou hoje que a campanha agrícola está a decorrer dentro da normalidade com todas as actividades que foram planeadas em curso.
Ermelindo Barros, em declarações à Inforpress, disse que a partir do registo das primeiras chuvas a equipa técnica do Ministério da Agricultura tem estado no terreno a realizar prospeção, monitorização das doenças e as principais pragas de sequeiro, indicando que até ao momento não houve registos alarmantes.
“Podemos confirmar que foi identificada a presença de praga de lagarto de Cartucho, nas localidades de Nova Sintra e Cova Galinha, mas asseguramos que estão em andamento todas as medidas de controlo necessário”, garantiu.
As sementes de sequeiro, informou o responsável, já foram distribuídas, com preços subsidiados.
Ermelindo Barros adiantou que todos os agricultores que iniciaram as suas campanhas nas primeiras chuvas foram beneficiados, isso conforme a recomendação do MAA.
Nas zonas altas, considerou que os milhos estão com uma altura média entre 20 e 30 centímetros, enquanto nas comunidades mais baixas as plantas desenvolvem-se um pouco mais lento.
No que tange ao Projecto de Reflorestação, o delegado assegurou que está numa fase muito avançada com mais de oito mil plantas frutíferas e florestais já afixadas, principalmente na zona de Fontainha e Cachaço.
“Concluímos também com sucesso o lançamento de sementes forrageiras em diferentes pontos da ilha, onde reforçamos a cobertura florestal e resiliência do nosso ecossistema. Também se encontra em curso uma importante obra de infraestrutura e de conservação de solo, sendo que já iniciamos a construção do reservatório na zona de Pedra Martin, Cova Rodela, Covoada e Paul”, sublinhou.
Barros concluiu realçando que estes investimentos são fundamentais para garantir a água para os criadores e agricultores, No entanto reforçou o compromisso da delegação do MMA na Brava e prometeu continuar a estar de “mão dada" com os camponeses.
DM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar