Governo destaca cultura, saúde e coesão social como prioridades do Orçamento do Estado para 2026

Inicio | Economia
Governo destaca cultura, saúde e coesão social como prioridades do Orçamento do Estado para 2026
03/09/25 - 08:36 pm

Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) - O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, afirmou que o Orçamento do Estado para 2026 reforçará sectores estratégicos, incluindo cultura, indústrias criativas e saúde, garantindo financiamento a hospitais, centros de saúde e programas de bem-estar, promovendo crescimento sustentável e coesão social.

O também ministro das Finanças ez esta revelação na sua página oficial de Facebook, afirmando que o Orçamento do Estado (OE) para 2026 terá como pilares principais a diversificação da economia, o crescimento sustentável e a coesão social e territorial.

Segundo Olavo Correia, a cultura e as indústrias criativas serão estratégicas para o futuro económico de Cabo Verde, com investimento na valorização do património, fomento artístico e literário, capacitação de recursos humanos, modernização tecnológica e actualização do quadro jurídico do sector. 

“O Orçamento do Estado para 2026 continuará a orientar-se por pilares de intervenção, essenciais à transformação da economia cabo-verdiana, com destaque para a diversificação da economia, o crescimento económico sustentável e a coesão social e territorial”, redigiu.

O OE 2026 deverá consolidar o PEDS II, promovendo a cultura e o dinamismo das indústrias criativas e reforçando a aposta no turismo cultural como vetor de diversificação económica.

Na área da saúde, o vice-primeiro-ministro sublinhou ainda que o OE 2026 reforçará a dotação orçamental para serviços públicos prioritários, garantindo acesso à saúde de qualidade e promovendo o bem-estar de todos, em todas as idades. 

De acordo com Olavo Correia, o sector da saúde é estratégico e tem merecido atenção especial do Governo.

O responsável destacou ainda que o orçamento está a ser preparado num contexto de múltiplas crises globais, mas que o processo tem sido conduzido com base em consensos e diálogos, garantindo a viabilização dos principais projetos de cada sector.

A arbitragem do Orçamento do Estado envolveu o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, liderado pelo ministro Augusto Veiga, e o Ministério da Saúde, reforçando a prioridade dada a sectores estratégicos para a economia e para a sociedade cabo-verdiana.

Olavo Correia, que esteve reunido também com o Tribunal Constitucional para a arbitragem da proposta do Orçamento do Estado de 2026, garantiu que o Governo vai assegurar que o órgão disponha de condições adequadas para cumprir as suas funções constitucionais.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar