São Filipe, 24 Jul (Inforpress) – O deputado nacional da lista do Movimento para a Democracia (MpD) pelo círculo eleitoral do Fogo, Filipe Santos, disse hoje que a ilha conheceu avanços significativos graças às políticas do Governo do MpD.
Numa conferência de imprensa após visitar a ilha do Fogo para preparar o debate sobre o Estado da Nação, Filipe Santos apontou investimentos em áreas estratégicas como formação profissional, inclusão social, habitação, saúde e requalificação urbana que estão a produzir impactos concretos na vida dos cidadãos.
"Estamos a cumprir com o Fogo. Estamos a transformar a ilha concelho a concelho, com resultados reais e visíveis na vida das pessoas", afirmou o deputado, que acrescentou que os números são prova incontestável do compromisso assumido com a população.
Só em 2024, explicou, o Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) formou 2.255 jovens, num investimento superior a 24 mil contos e destes, cerca de 100 jovens foram inseridos no mercado de trabalho através do Programa de Estágios Profissionais, com uma taxa de empregabilidade de 70%.
O Programa de Inclusão Produtiva beneficiou 470 mulheres com formação e apoio financeiro totalizando 8.800 contos e, paralelamente, decorre a requalificação do CEFP, com oficinas modernas nas áreas de canalização, electricidade e electromecânica, num investimento de 35 mil contos.
O Programa de Reconhecimento e Certificação de Competências conta com 157 inscritos e 25 deverão ser certificados ainda este mês, disse o deputado que sublinhou que todos os jovens que frequentam formações no CEFP estão isentos de propinas.
A nível do ensino superior e empreendedorismo, disse que a instalação da Universidade Pública (Uni-CV) na ilha constituiu uma "vitória estratégica", mas recordou que entre 2018 e 2024, 300 estudantes do Fogo beneficiam de apoio no pagamento de propinas, num montante total de 28 mil contos e que todos os estudantes que frequentam cursos superiores na ilha são 100 por cento (%) bolseiros.
No domínio do empreendedorismo jovem, a Pró-Empresa apoia centenas de projectos com financiamento ajustado à realidade local e o Banco Jovem Mulher já financiou quase 100 iniciativas a nível da ilha, promovendo a autonomia económica das mulheres.
Na saúde, o deputado disse que entre 2022 e 2024, foram isentas de pagamento 98.202 consultas e exames para pacientes dos grupos I e II do Cadastro Social Único (CSU), com um investimento público de 58.500 contos.
No sector habitacional, foram reabilitadas ou construídas 486 casas pelo PRRA, 110 no âmbito do Programa Emergencial de Chã das Caldeiras, 24 duplex para jovens casais pelo PLANAH, além de 36 novas casas já contratadas (Chã das Caldeiras) e outras 67 previstas ainda este ano para a ilha.
Na acção social, 1.538 pessoas beneficiaram do Rendimento Social de Inclusão, só em 2024, e 1.235 idosos e pessoas com deficiência recebem pensões sociais.
No total, sublinhou, foram canalizados cerca de 142 mil contos para acções sociais na ilha, incluindo apoios alimentares, inclusão produtiva, habitação e protecção a crianças e idosos.
Segundo o mesmo, em termos de requalificação urbana, em São Filipe, o Governo investiu mais de 500 mil contos na requalificação do centro histórico e asfaltagem urbana e está em reabilitação o Museu Municipal (19 mil contos), a requalificação das Salinas (150 mil contos) e da orla marítima dos Mosteiros (300 mil contos).
Só em Chã das Caldeiras, disse Filipe Santos, o investimento do Governo do MpD já ultrapassa 1,2 milhões de contos em infra-estrutura essencial.
Filipe Santos criticou a oposição por tentar desvalorizar os avanços, "negar os factos, desinformar e desacreditar, mas os números falam por si. E mais do que números, são vidas com mais dignidade, juventude com mais oportunidades e municípios com mais esperança".
Para o deputado Filipe Santos, o Governo está a devolver à ilha do Fogo, não apenas investimentos, mas “confiança, dignidade e futuro”.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar