Primeiro-ministro reafirma importância do serviço público na assinatura do novo contrato com a RTC

Inicio | Sociedade
Primeiro-ministro reafirma importância do serviço público na assinatura do novo contrato com a RTC
16/07/25 - 05:44 pm

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reafirmou  hoje a importância de manter um órgão público de comunicação social que sirva o interesse público, em paralelo com o desenvolvimento do sector privado.

"A assinatura deste contrato, em primeiro lugar, é a reafirmação da necessidade de Cabo Verde ter um órgão público de comunicação social, moderna, de qualidade, líder nos valores da imparcialidade, presente no país e na diáspora”, afirmou Ulisses Correia e Silva.

O chefe do Governo explicou que o serviço público "se mede pela relevância e não pela competição de audiências”, destacando que, embora o mercado seja aberto e regulado para entidades privadas, o órgão público tem uma missão diferenciada por depender de um contrato de concessão e do financiamento público proveniente de impostos.

"Portanto, não compete no mercado pelas audiências, compete pela relevância do interesse público no mercado e no mercado público," disse ainda, defendendo uma RTC "mais próxima das pessoas, mais digital, mais inclusiva, mais ousada nos conteúdos e na firmeza do cumprimento dos princípios editoriais". 

O primeiro-ministro reforçou o papel da RTC na promoção de uma imprensa plural, imparcial e objetiva, num contexto marcado pelos desafios da era digital, da inteligência artificial e da proliferação de fake news.

"O órgão público tem um papel relevante nisto," declarou, destacando que, apesar da liberdade editorial, esta deve estar sujeita a parâmetros cada vez mais exigentes. 

Quanto à importância da RTC no mercado, o primeiro-ministro afirmou que, apesar de não competir pelas audiências, o órgão público tem "audiência maioritária no país," o que deve servir de estímulo para a inovação e para o fortalecimento da produção de conteúdos privados. 

O primeiro-ministro referiu ainda à necessidade de Cabo Verde estar mais informado e consciente em matérias como a ação climática e ambiental, justiça e solidariedade social, destacando que a comunicação social tem um papel fundamental na consciencialização e responsabilização social.

Sobre os desafios internos, o líder do Governo realçou a importância dos recursos humanos e da modernização tecnológica.

"Não há comunicação social sem jornalista, não há comunicação social sem jornalista bem formado, qualificado, com cada vez mais motivação para se autoformar”, afirmou, destacando a necessidade de "modernização tecnológica e inovação" para garantir a liderança do sector. 

O contrato assinado contempla um aumento substancial da compensação financeira à RTC, que passa de 48 mil contos para 86 mil contos, a vigorar a partir de Janeiro de 2024.

Ulisses Correia e Silva sublinhou que existe uma cláusula de revisão associada a critérios claros para garantir a sustentabilidade financeira, qualificação dos recursos humanos e inovação tecnológica. 

O primeiro-ministro destacou que brevemente serão também abordadas questões relativas à comunicação social privada, prometendo partilhar novidades relevantes oportunamente.

JBR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar