Porto Novo, 07 Abr (Inforpress) – A edilidade porto-novense assegurou hoje que está a envidar esforços para “viabilizar a realocação” do polidesportivo coberto, cuja construção se previa, inicialmente, para a zona onde fica o recinto 05 de Julho, na cidade do Porto Novo.
A câmara do Porto Novo convidou os agentes desportos para um encontro na quinta-feira, 10, para a socialização da localização desta infra-estrutura desportiva, confirmou o vereador do desporto, Juari Nobre.
A autarquia quer saber o que pensam os porto-novenses, designadamente os agentes desportivos, sobre a proposta de uma nova localização do pavilhão desportivo coberto, avançou a mesma fonte.
O recinto 05 de Julho é o primeiro espaço desportivo construído no Porto Novo, baptizado com a data da Independência Nacional, considerado pela câmara municipal “um verdadeiro monumento histórico que carrega a memória e a identidade” dos porto-novenses “como símbolo de união e de vitalidade comunitária”.
Trata-se de "um palco essencial na celebração das tradições locais, sobretudo das festividades de São João, santo padroeiro, com estatuto de património cultural e imaterial de Cabo Verde", avançou a mesma fonte.
Por isso, o novo executivo camarário decidiu revogar a decisão da anterior gestão de demolir o recinto 05 de Julho e no sítio erguer o polidesportivo coberto, assegurando aos porto-novenses que vai “valorizar e preservar este valioso património histórico”.
O polidesportivo coberto do Porto Novo, estimado em 177 mil contos, foi lançado em Setembro de 2024, sendo co-financiado pelo Governo em dois terços (2/3) e a autarquia em um terço.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar