Lisboa, 25 Out (Inforpress) – A ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe) acolhe hoje a Assembleia Geral da UCCLA, constituída pelas delegações de cidades e empresas de países de língua oficial portuguesa associadas, incluindo a Câmara Municipal da Praia e do Sal.
Para além da cidade da Praia, também o município do Sal integra a UCCLA, entretanto, de acordo com as informações facultadas à Inforpress pela organização, só a cidade da Praia estará representada na Assembleia Geral União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
Além de Cabo Verde, estarão presentes as cidades de Belas, Icolo e Bengo, Kilamba Kiaxi, Luanda, Talatona e Viana (Angola), Rio de Janeiro (Brasil), Bissau (Guiné-Bissau), Dondo, Maputo e Quelimane (Moçambique), Amadora, Braga, Cascais, Coimbra, Covilhã, Fundão, Lisboa e Porto (Portugal), Água Grande e Santo António do Príncipe (São Tomé e Príncipe) e Díli (Timor-Leste).
A ordem de trabalhos que arrancam às 14:30 locais, contempla a votação do relatório relativos a 2023 e do relatório de actividades de 2024, a votação de moções, a aprovação de pedidos de adesão e de exoneração, alterações dos estatutos e deliberação sobre a data e local da próxima Assembleia Geral.
Os pedidos de adesão à UCCLA são das cidades da Amadora (Portugal) e Dondo (Moçambique) e da empresa Javali (Portugal).
A 39ª Assembleia Geral da UCCLA aconteceu em Novembro de 2023, na Fortaleza, e antes, a 38ª aconteceu em Outubro de 2022, em Lisboa.
DR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar