Visita do presidente da Agência Mundial Antidopagem é sinal de que temos vindo a fazer um excelente trabalho – ONAD-CV (c/áudio)

Inicio | Desporto
Visita do presidente da Agência Mundial Antidopagem é sinal de que temos vindo a fazer um excelente trabalho – ONAD-CV (c/áudio)
29/09/25 - 01:55 pm

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O presidente da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) enalteceu hoje a visita do presidente da Agência Mundial Antidopagem a Cabo Verde, considerando que reflecte o reconhecimento pelo excelente trabalho que a instituição tem feito.

“Ter aqui a presença do presidente da Agência Mundial simboliza claramente aquilo que temos vindo a fazer, reforça a qualidade do nosso trabalho, mas também aumenta a nossa responsabilidade”, afirmou Emanuel Passos.

O responsável falava à imprensa no final de uma visita de cortesia da delegação da Agência Mundial Antidopagem (WADA), chefiada pelo seu presidente, Witold Bańka, ao Presidente da República, José Maria Neves.

Para o presidente da ONAD-CV esta visita é um “sinal claro” de que a ONAD-CV tem vindo a fazer um excelente trabalho, tendo avançado a título de exemplo, que neste momento a instituição está a concluir uma formação em Inteligência e Investigação Aplicada a Dopagem que, para África, a Agência Mundial só ia trazer este projecto daqui a dois anos.

“Isso mostra, claramente, que nós estamos um passo à frente do nosso tempo. Esta é a razão pela qual o próprio presidente da Agência Mundial disse aqui acreditar que nós temos e que poderemos desempenhar um papel importante, não só em Cabo Verde, mas no próprio continente”, salientou.

Segundo Emanuel Passos, a Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde, desde a sua criação, assumiu a intenção de liderar a sub-região e ser uma referência em África.

E a prova disso, afirmou, é que hoje assume a presidência da Organização Regional Antidopagem das Zonas dois e três e é tida pelos colegas como referência.

“Portanto, ao colocar sobre nós o dever de liderar, nomeadamente, o Departamento de Inteligência e Investigação, por exemplo, ou a formação nessa área em África, está a colocar mais responsabilidade sobre nós, algo que nós vemos com bons olhos”, disse.

Conforme justificou, esta pressão e responsabilidade é algo que a ONAD-CV quer para colocar Cabo Verde no mapa da luta antidopagem no desporto.

Entretanto, o presidente apontou como principal desafio actual da instituição, o lançamento do Gabinete de Inteligência e Comunicação, ressaltando o forte compromisso do Governo que tem se traduzido no aumento significativo do orçamento, para reforçar o trabalho que desenvolvem.

A delegação da Agência Mundial Antidopagem (WADA) estará em Cabo Verde de 28 e 30 do corrente mês, e é composta pelo seu presidente, Witold Bańka, director do gabinete do presidente, Rafal Piechota e pelo director do Escritório Regional da WADA para África, Rodney Swigelaar.

ET/HF

Inforpress/Fim


 

Partilhar