Ribeira Grande, 16 Set (Inforpress) – O antigo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas (Portugal), António Rodrigues, fez hoje o lançamento do seu mais recente romance com título em crioulo de Santo Antão, “Nhé pé é padre”, em homenagem à ilha.
“O título em crioulo de Santo Antão é a verdadeira homenagem e para mim é um orgulho ter feito isso”, disse António Rodrigues, explicando que o romance é uma história de amor entre um padre português e “uma linda ribeira-grandense”.
A história do romance “Nhé pé é padre (o meu pai é padre)” decorre na Ribeira Grande, mais concretamente, na Ponta do Sol, pelo que, em seu entender “faz todo o sentido o título em crioulo de Santo Antão”.
O autor explicou aos jornalistas que o romance faz coincidir essa história de amor com problemas que acontecem na Igreja, concretamente, aos abusos sexuais no seminário e com as vicissitudes que o celibato traz para muita gente, nomeadamente, para o personagem do romance, o padre Tiago.
O grande mérito, segundo António Rodrigues, foi conseguir trazer esta história de amor para o palco que é Ribeira Grande e Ponta do Sol e aproveitar a presença do padre para descrever o encanto das pessoas, das paisagens da Ribeira Grande e “deste país maravilhoso que é Cabo Verde”.
HF/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar