
Cidade da Praia, 23 Jan (Inforpress) - A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (UniPiaget) abriu hoje uma pós-graduação em Manipulação Magistral de Medicamentos Oncológicos, visando colmatar o défice de especialistas na área da farmacologia oncológica, com apoio financeiro maioritário da Fundação Gulbenkian.
À Inforpress, a coordenadora do curso, Jennifer Ramos, explicou que a formação resulta de uma parceria com a Escola Superior de Saúde de Viseu – Instituto Piaget e conta com um apoio financeiro de 85% da Fundação Gulbenkian.
Segundo aquela responsável, a pós-graduação surge como resposta à falta de especialistas em Cabo Verde, sobretudo na área da farmacologia oncológica, num contexto de aumento das doenças oncológicas no país.
Ramos salientou que a pós-graduação tem a duração de seis meses, está dividida em quatro módulos e inclui um módulo específico dedicado à inteligência artificial aplicada à oncologia e que a expectativa é formar especialistas capazes de responder às necessidades do sistema de saúde nacional, num contexto de crescimento das doenças oncológicas no país.
De acordo com a coordenadora, a UniPiaget dispõe actualmente de capacidade técnica e estrutural para assegurar formações pós-graduadas e mestrados, sendo o principal desafio a consolidação financeira dos projectos formativos, ultrapassado neste caso através do financiamento obtido.
Por sua vez, a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, Heidy Teixeira, considerou a iniciativa “relevante” para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde.
Sublinhou a importância da manipulação magistral de medicamentos oncológicos para a personalização dos tratamentos, com vista à redução dos efeitos secundários e ao aumento da eficácia terapêutica.
Heidy Teixeira apontou ainda como desafios a necessidade de garantir infra-estruturas de saúde adequadas e a capacidade de absorção, por parte do sistema nacional de saúde, dos profissionais qualificados que resultarem da formação.
A pós-graduação destina-se a licenciados em Farmácia, Enfermagem, Medicina e áreas afins, tendo como objectivo capacitar profissionais para o manuseamento seguro e eficaz de medicamentos oncológicos, integrando inovação tecnológica e soluções adaptadas à realidade cabo-verdiana.
CG/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar