Tarrafal de Monte Trigo: Pescadores clamam por melhores condições em termos de tratamento e secagem do pescado

Inicio | Economia
Tarrafal de Monte Trigo: Pescadores clamam por melhores condições em termos de tratamento e secagem do pescado
02/10/24 - 07:35 pm

Porto Novo, 02 Out (Inforpress) – Os pescadores no Tarrafal de Monte Trigo, no município do Porto Novo, em Santo Antão, reclamaram hoje melhores condições em matéria de tratamento e secagem do pescado nessa comunidade piscatória.  

O vice-presidente da associação local dos pescadores, José da Luz, disse à Inforpress que a falta de condições para o tratamento e secagem do pescado tem sido uma grande preocupação dos homens do mar no Tarrafal de Monte Trigo.

“Além do problema de conservação, temos enfrentado também muitas dificuldades no tratamento e secagem do pescado. É uma grande preocupação dos pescadores do Tarrafal de Monte Trigo”, sublinhou o vice-presidente da associação de classe.  

A Inforpress soube que o projecto Terra Azul, co-financiado pela cooperação espanhola e pelo Ministério do Mar, que está a ser implementado em Santo Antão, prevê, além da transformação do pescado, ainda a criação de plataformas de secagem do pescado nas comunidades piscatórias nesta ilha, entre elas Tarrafal de Monte Trigo.

O projecto, que consiste num investimento de 70 mil contos para as ilhas de Santo Antão e São Vicente durante dois anos, está a ser realizado pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) e Associação dos Amigos de Natureza (AAN).  

A nível de conservação do pescado, os pescadores no Tarrafal de Monte Trigo continuam a percorrer mais de 50 quilómetros para adquirir gelo na cidade do Porto Novo. 

Os operadores de pesca dessa comunidade confirmaram à Inforpress que continuam a adquirir gelo na cidade do Porto Novo, a 54 quilómetros dessa zona, já que a unidade de produção de gelo local “deixou de funcionar há muito tempo”.

Em 2015, foi instalada nessa comunidade piscatória uma unidade de produção de gelo que deixou de funcionar nos últimos anos, uma situação que tem condicionado a actividade piscatória no Tarrafal de Monte Trigo, alertaram os pescadores.

O primeiro-ministro, de visita a essa localidade, em finais de Julho, reconheceu que a problemática do gelo representa a maior preocupação dos operadores de pesca do Tarrafal de Monte Trigo, assegurando que o Governo está conjuntamente com um privado a criar as condições para a resolução do problema.

Ulisses Correia e Silva reafirmou que o Governo pretende instalar um complexo de pesca e de frio no Tarrafal de Monte Trigo, onde se situa um dos maiores bancos de pesca do País.

JM/JMV

Inforpress/Fim 

Partilhar