Tarrafal, 12 Jun (Inforpress) – A IMPAR Seguros associou-se à polícia de trânsito local e à Escola Central do Tarrafal e hoje realizaram uma campanha de sensibilização rodoviária para “educar e alertar” a comunidade sobre a importância da segurança no trânsito.
Em declarações à imprensa, a directora Comercial da IMPAR, Samira Furtado, destacou que a parceria busca criar “um impacto duradouro” na cultura de conduta segura nas estradas do município e de Cabo Verde.
“Unir forças com a polícia de trânsito e a Escola Central do Tarrafal é fundamental para promover mudanças efectivas. O nosso objectivo é fomentar uma cultura de respeito e precaução, principalmente através do envolvimento das crianças, que estão a ser os embaixadores desta mensagem de segurança”, afiançou.
A iniciativa contou com a participação activa das crianças desta escola básica, que, por meio de mensagens lúdicas e directas, interagiram com os condutores e pedestres, reforçando a importância de cumprir as regras de trânsito.
A iniciativa surge como resposta ao histórico de sinistralidade na região, que frequentemente resulta em perdas humanas.
Para a IMPAR Seguros, a sensibilização é uma forma de contribuir para a redução de acidentes, lembrando que, ao cumprir as regras, há menos probabilidades de tragédias nas estradas.
A campanha começou pela Escola Central do Tarrafal, com o objectivo de envolver as crianças e, posteriormente, expandir para outras escolas do município, pois, segundo Samira Furtado, o foco é multiplicar essa iniciativa e envolver cada vez mais parceiros, para que a mensagem de segurança seja amplamente difundida.
Aliás, a mesma fonte informou que a ideia é chegar a todos os municípios do país, ciente de que somente a IMPAR não consegue alcançar todo o público-alvo, mas acredita que com o engajamento de outros parceiros e outras instituições, cada um faz um pouco e os resultados cheguem com o tempo.
Por seu turno, o gestor da Escola Central do Tarrafal, Anilton Costa, considerou que actividades como esta têm “um impacto profundo nas crianças”, que aprendem valores essenciais para a convivência segura na via pública.
Segundo o gestor, a acção é uma oportunidade de transmitir valores positivos à comunidade e reforçar a responsabilidade de todos na segurança nas vias.
A aluna Tamires Soares, do 4.º ano, expressou a sua satisfação em participar da actividade e fez um apelo aos condutores.
“Por favor, tenham mais prudência na estrada, não exagerem na velocidade, usem o cinto de segurança, não usem álcool, porque a vida não espera”.
A expectativa é que essa campanha seja uma inspiração para acções similares em todo o país, contribuindo para uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito, valorizando a vida de todos os cidadãos.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar