Tarrafal de Monte Trigo: Equipa técnica do MAA avalia prejuízos provocadas pelas chuvas na agricultura

Inicio | Economia
Tarrafal de Monte Trigo: Equipa técnica do MAA avalia prejuízos provocadas pelas chuvas na agricultura
15/09/25 - 11:28 am

Porto Novo, 15 Set (Inforpress) – Uma equipa técnica do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) desloca-se, terça-feira, 16, ao Tarrafal de Monte Trigo, no Porto Novo, para proceder a uma avaliação dos danos provocados, ao sector agrícola local, pelas recentes cheias.

O delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que as condições estão criadas para a deslocação da equipa ao Tarrafal de Monte Trigo, onde as chuvas ocorridas semana passada provocaram significativos danos na agricultura, afectando várias famílias.

As culturas no Tarrafal de Monte Trigo, assim como um pouco por todo o concelho do Porto Novo, tinham sido afectadas pela tempestade de 11 de Agosto, tendo a situação piorado com as chuvas da semana passada.

A maior preocupação prende-se com a produção do inhame, cuja parte significativa foi levada pelas cheias para o mar, conforme os produtores.

Arlindo Fortes, um dos produtores do inhame, confirmou à Inforpress que as chuvas de semana passada deixaram danos avultados, havendo produtores que perderam toda a sua produção.

Este produtor agrícola entende que o Governo, no quadro dos apoios prometidos aos operadores do sector primário, deve acudir os agricultores no Tarrafal de Monte Trigo, mas também em todo o concelho do Porto Novo, que estão em dificuldades devido à perda da produção.

Tarrafal de Monte Trigo é um dos principais produtores do inhame de Santo Antão, estimando-se que cerca de 70 famílias vivam dessa actividade agrícola.

JM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar