Tarrafal contabiliza consideráveis danos materiais após fortes chuvas

Inicio | Ambiente
Tarrafal contabiliza consideráveis danos materiais após fortes chuvas
14/11/25 - 10:41 pm

Tarrafal, 14 Nov (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal informou hoje que o município enfrenta danos materiais significativos na sequência das fortes chuvas que caíram sobre o concelho e aponta destruições em zonas agrícolas, infra-estruturas e vias de acesso.

Segundo o autarca José dos Reis, as chuvas provocaram um impacto “nunca antes registado” no município, com enxurradas que afectaram habitações, estradas e zonas de produção agro-pecuária.

Conforme indicou, a zona de Fundo de Fontom, descrita como um importante polo de produção agro-pecuária, foi uma das mais afectadas.

“Fundo Fontom ficou totalmente danificado. As famílias perderam criações, houve perda de hortas, de animais e também a danificação de infra-estruturas hidráulicas que estavam em construção, com financiamento de parceiros, sobretudo de Espanha”, detalhou o presidente, lembrando que as obras estavam “numa fase bastante avançada”.

O edil adiantou também que embarcações foram arrastadas para o mar e "felizmente foi possível recuperá-las, com o apoio dos homens do mar".

As fortes chuvas danificaram troços de estradas nacionais, nomeadamente, na ligação a São Miguel e à zona de Guindão, bem como várias vias municipais.

O presidente da câmara confirmou que algumas famílias ficaram em situação de risco devido ao estado de degradação das suas habitações.

“Encontramos famílias com dificuldades e ameaça às suas casas. Tivemos de prestar assistência e retirar pessoas das suas habitações por razões de segurança”, sublinhou.

O autarca reconheceu que os meios locais de Protecção Civil são insuficientes.

“Accionámos imediatamente o comandante regional e nacional da Protecção Civil, que estão a trabalhar connosco no terreno”, disse, acrescentando que empresários locais disponibilizaram máquinas e camiões para apoiar os trabalhos.

Actualmente, cerca de cinco máquinas pesadas encontram-se mobilizadas para a limpeza e desobstrução das vias.

DV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar