
Cidade da Praia, 03 Fev (Inforpress) – A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde apresentou hoje, na Cidade da Praia, uma pós-graduação em Nefrologia, com o objectivo de capacitar profissionais de saúde que actuam nas unidades de hemodiálise do país.
Em entrevista à Inforpress, o mestre em Saúde Pública, Herlander Rodrigues, explicou que a iniciativa surge para reforçar a formação de enfermeiros e médicos que trabalham na área da hemodiálise, reduzindo a necessidade de deslocações ao exterior para fins formativos.
Segundo o docente, esta é a primeira edição do curso, com a duração de seis meses, e visa aprofundar os conhecimentos dos profissionais, permitindo uma melhor execução das suas funções.
“Verificámos que a maior parte dos profissionais que trabalha nessas unidades teve uma formação praticamente empírica. O primeiro grupo teve oportunidade de receber formação em Portugal e acabou por transmitir os conhecimentos aos colegas. Contudo, com a expansão dos serviços, sobretudo em São Vicente, tornou-se evidente a necessidade de capacitar esses profissionais com técnicas mais avançadas”, explicou.
De acordo com a mesma fonte, Cabo Verde tem registado, “infelizmente”, uma incidência bastante elevada de pessoas com doença renal crónica, o que torna essencial o reforço da formação nesta área.
Herlander Rodrigues adiantou ainda que a formação conta actualmente com mais de 20 alunos inscritos.
A Pós-Graduação de Actualização em Nefrologia é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, que suporta 80 por cento do custo das propinas, ficando os restantes 20 por cento a cargo dos formandos.
OS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar