São Vicente: Exposição Descentralizada "Tina dun Pexera" em diversos locais públicos do Mindelo

Inicio | Cultura
São Vicente: Exposição Descentralizada "Tina dun Pexera" em diversos locais públicos do Mindelo
15/10/24 - 04:55 pm

Mindelo, 15 Out (Inforpress) – A Associação de Peixeiras do Mindelo (APM) promove, até 25 de Outubro, a exposição descentralizada "Tina dun Pexera" (Tina de uma peixeira) em espaços públicos do Mindelo em parceria com as organizações Da Paz e Desenvolvimento e Coopera.

De acordo com nota da APM, a exposição conta com 16 tinas, criadas por nove artistas e colectivos locais, e tem como objectivo promover a valorização das peixeiras, como mulheres e profissionais, bem como destacar a pesca sustentável e artesanal.

“As tinas, elementos tradicionais na vida das peixeiras, foram transformadas em peças de arte que evidenciam o talento artístico da ilha, elevando a profissão das peixeiras e promovendo o trabalho desenvolvido pela APM”, lê-se na nota.

A exposição, acrescentou a mesma fonte, distribuídas por espaços públicos da cidade das quais a área social da Câmara Municipal de São Vicente, a Delegacia de Saúde de São Vicente, os departamentos do Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), na Praça Nova e em Monte Sossego, Marina do Mindelo, Mercado de Peixe e instalações da Universidade de Cabo Verde (UniCV), no Liceu Velho.

A exposição descentralizada é iniciativa do projecto “Amdjer d Txeu Luta” (Mulher de muitas lutas), financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e que visa promover uma cadeia de pesca mais inclusiva e sustentável, focada nos direitos das mulheres e jovens da ilha de São Vicente.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar