Mindelo, 12 Out (Inforpress) - O Centro Cultural do Mindelo (CCM) informou hoje que recebe na terça-feira um debate sobre o papel da música na libertação de Cabo Verde' com os artistas Nhô Balta (Baltazar Ramos), Jovino Santos e a historiadora Marina Ramos.
De acordo com CCM este debate justifica-se porque a música desempenhou um papel crucial na luta pela independência de Cabo Verde, que se concretizou em 1975.
“Durante o período colonial, artistas e compositores usaram a música como uma forma de protesto e resistência. Géneros como a morna e o funaná, que expressam a cultura e a identidade cabo-verdiana, foram fundamentais para galvanizar sentimentos nacionalistas”, justificou o CCM, lembrando que “cantores como Cesária Évora e artistas como Bana cantaram sobre a luta e os anseios do povo e ajudaram a manter viva a chama da resistência”.
Conforme recordou a mesma fonte, as letras abordavam frequentemente temas como a liberdade, a identidade cultural e a luta contra a opressão, unindo a população em torno de um ideal comum.
“A música não apenas reflectia a realidade social, mas também inspirava acções e fomentava a esperança por um futuro melhor”, arrematou.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar