Mindelo, 19 Set (Inforpress) – Os ateliês Akácia e Mestre Djoy Soares iniciaram hoje uma formação em iniciação em cerâmica, de nível II, para 10 pessoas, que vai decorrer durante quatro meses no Centro Social da Ribeira Bote, em São Vicente.
A informação foi avançada à Inforpress por um dos formadores Billy Wilson da Luz, que junto com Emanuel Soares estará encarregue de partilhar a técnica de produção de objectos em cerâmica aos 10 formandos, dos quais quatro mulheres.
“O objectivo é treinar uma equipa que ficará a colaborar connosco nos ateliês ou também para quem quiser empreender nesta área”, explicou o formador.
Durante a formação os participantes vão aprender introdução à cerâmica, recolha e preparação de barro, no qual farão misturas das argilas para obtenção das pastas para execução de peças de cerâmica, técnicas iniciais de bola, de rolo e de placa, modelação a mão.
Também deverão aprender enchimento e reprodução de peças com técnica de enchimento com barbotina, de pressão nos moldes de gesso, acabamento e polimento das peças, cozedura das peças, técnicas de decoração das peças a frio e decoração quente.
No final os formandos vão apresentar um trabalho para uma exposição.
A formação em cerâmica conta com o financiamento do Instituto Camões no valor de 500 contos e apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que entrará com certificados e o acompanhamento do programa pedagógico além de batas, ferramentas, transporte para zonas de pesquisa, logística e exposição final dos produtos.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar