Calheta, São Miguel, 08 Ago (Inforpress) – O Festival Calheta 2024 em homenagem ao músico João Cirilo, agendado para esta sexta-feira e sábado, no município de São Miguel (Santiago), terá um cartaz que inclui “grandes nomes” da música nacional, anunciou hoje a organização.
A informação foi avançada hoje em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, que esteve acompanhado do seu vereador da Cultura, Albertino de Pina, o homenageado João Cirilo, e os artistas Garry e Kino Cabral, que tomou como exemplo de dois “grandes nomes” da música cabo-verdiana.
O festival de música, destaque das festividades da Festa da Cidade e da sua santa padroeira, Nossa Senhora do Socorro, assinalado a 15 de Agosto, a realizar-se na pelo segundo ano consecutivo na praia de Calhetona, terá o ingresso pago a 500 escudos por cada dia.
Conforme explicou, este investimento na cultura, talentos e indústrias criativas, tem como objectivo dinamizar a economia local, engrandecer a cidade de São Miguel e a cultura cabo-verdiana.
O evento musical, segundo Herménio Fernandes, pretende ainda proporcionar momentos de lazer e animação aos residentes, visitantes e emigrantes que estão de férias nesse concelho santiaguense.
Ou seja, ajuntou que todo este trabalho “com foco na qualidade” visa tornar o Festival de Calheta uma marca do município e de Cabo Verde e na promoção do país e da cultura cabo-verdiana.
Nesse sentido, pediu aos que fazem a festa, ou seja, os artistas e público, para colaborarem para que possam cumprir na íntegra o horário do certame, que vai abrir às 22:00 com animação dos Deejay (DJ) e actuação dos artistas a partir das 23:00 e término o mais tardar às 08:00 do dia seguinte.
Dirigindo-se aos artistas presentes, o autarca pediu-lhes para mostrarem o seu trabalho e talento no palco e ao público convidou-o para se juntar a esta festa que, segundo ele, vai ser marcada por civismo, partilha e segurança.
Sobre a segurança, Herménio Fernandes garantiu que vai ser assegurada por 30 efectivos da Polícia Nacional (PN) e 30 da segurança privada.
Acrescentou ainda que no recinto fechado não vai ser permitido circulação de bebidas em garrafas ou latas, e que também vão dar uma atenção especial à questão da segurança alimentar, através de fiscalização da equipa câmara municipal, PN, IGAE e outras entidades para que se possa ter um ambiente saudável.
Relativamente à homenagem ao artista João Cirilo, segundo justificou, deve-se ao facto de este “grande artista” ter escolhido a cidade de São Miguel para viver e ainda porque tem dado o seu contributo para a música e cultura cabo-verdiana.
Além de receber a homenagem, João Cirilo vai estar no palco no primeiro dia, sexta-feira, para cantar e encantar o público juntamente com Vado MKA, Lejemea, Garry, Leo Pereira, Titio de Belo Freire e Kamoka, MC Acondize, Big-Z Patronato, Indira, Onilson, Elton Flups Real Soudjas 273.
Já no segundo e último dia, sábado, vão actuar Tony Fica, Djodje, Kino Cabral, Ferro Gaita, Jonatthon, Rods Wires, Goevany Mendez, DNG, Telex WB, Márcia Cruze AG West.
A animação musical vai estar a cargo dos Deejay (DJ) Ady e Lass, e apresentação DJ Tubaron, no primeiro dia, e no segundo, do DJ Bimba, e apresentação do CV Tep.
Para assinalar a Festa da Cidade e a sua santa padroeira, foi realizada uma série de actividades desportivas, culturais, recreativas e religiosas que já arrancaram desde meados de Julho, e ainda inaugurações.
As festividades terão o seu ponto alto no dia 15 de Agosto, com uma missa em honra à santa padroeira, Nossa Senhora do Socorro.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar