Cidade da Praia, 30 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, manifestou hoje o seu total apoio ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento de Competências (EducArt_CV), destacando a importância do novo espaço inaugurado.
Em declarações à imprensa, durante a cerimónia de inauguração oficial do novo espaço, Francisco Carvalho considerou a iniciativa "extremamente importante" e merecedora de apoio institucional.
“É uma iniciativa que tem alma, que tem vontade de fazer numa área crucial como a educação. Desde o jardim de infância até ao estudo acompanhado, que tanta falta faz às crianças que ficam com tempo livre após as aulas”, sublinhou.
O autarca praiense realçou ainda a relevância das actividades de ocupação de tempos livres (ATL), especialmente durante as interrupções escolares, considerando-as uma mais-valia para as famílias.
“Está de parabéns. É um projecto com carinho, com amor, com alma e que prepara crianças e jovens para um futuro melhor”, frisou.
Francisco Carvalho garantiu que a Câmara tem vindo a apoiar várias iniciativas privadas nesta área, através de parcerias que incluem a cobertura com monitores e apoio a rubricas orçamentais.
“Trata-se de uma função que deveria ser desempenhada pelo Estado, e quando o privado assume esse papel, merece o nosso apoio. Estamos abertos a apoiar a expansão do projecto, como já fazemos noutras zonas da cidade”, afirmou.
Por sua vez, a directora do Centro EducArt-CV, Maria Alice Nunes, explicou que a criação do projecto nasceu de uma experiência pessoal.
“Enquanto mãe, tive dificuldades em acompanhar o percurso escolar do meu filho e percebi que outras mães sentiam o mesmo. Comecei a reunir colegas do meu filho lá em casa, e as melhorias foram visíveis”, contou.
O projecto, que tem já três anos de existência, oferece estudo acompanhado do 1º ao 12º ano, explicações de todas as disciplinas durante o ano lectivo e actividades lúdico-didáticas nas pausas escolares. O centro conta com professores fixos e outros oriundos das escolas públicas.
Maria Alice Nunes salientou ainda que o espaço está aberto a todas as crianças e que o preço nunca será um impedimento para a sua frequência.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar