Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) - A segunda edição do livro Primos da Poesia da autoria de Daniel Furtado e João Furtado vai ser apresentada sexta-feira, 11 de Outubro, na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia.
Segundo um comunicado enviado à Inforpress, “Primos da Poesia”, publicado inicialmente em 2021, nos municípios de São Miguel e de Santa Catarina, é um livro de poemas, escrito inicialmente em língua portuguesa, de um labor literário a quatro mãos, numa produção de “grande fôlego”.
De acordo com o prefácio da obra, a segunda edição (revista e ampliada) de “Primos da Poesia” traz propostas de melhoria de conteúdo e de forma, no concernente aos textos publicados e ao formato da primeira edição.
No livro, um novo capítulo é inaugurado, incluindo, assim, dezenas de poemas em língua cabo-verdiana, totalizando 257 páginas.
Conforme a mesma fonte, como na obra inaugural, os autores apresentam um livro em versos, de um labor literário a quatro mãos, numa produção de “grande fôlego” de mais de duas centenas de páginas.
“A construção da obra tinha inicialmente por base a metáfora epistolar, onde a amizade entre os autores era tomada como referência para o diálogo entre sujeitos poéticos. Assim, a partir deste e de outros impulsos criativos, os poemas foram escritos, ora em convocação, ora em resposta à convocação poética do remetente”, lê-se no documento.
O livro, explicou a mesma fonte, é marcado por uma componente estética de diferentes níveis, sendo certo que o impulso criativo dos autores é banhado por uma “ternura constante”, mesmo quando o sujeito poético utiliza a escrita como espaço de denúncia.
O livro será apresentado às 17:00 da próxima sexta-feira, pela linguista e professora universitária Augusta Évora Teixeira (Mana Guta), num acto que contará com as presenças do cardeal Dom Arlindo Furtado e do Presidente da República, José Maria Neves, entre outras entidades.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar