São Vicente: Vereadores aprovam actualização das tarifas de táxi em reunião camarária

Inicio | Sociedade
São Vicente: Vereadores aprovam actualização das tarifas de táxi em reunião camarária
18/07/25 - 02:17 pm

Mindelo, 18 Jul (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Vicente aprovou a actualização das tarifas de táxis, na sua 12.ª sessão ordinária, com o preço de 150, diurno, na cidade, e de 200 escudos, nocturno, conforme proposta da associação de taxistas.

Esta informação foi avançada à imprensa pelo vereador eleito na lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na câmara de São Vicente, António Duarte.

Segundo a mesma fonte, há necessidade de haver actualização das tarifas, porque a última foi feita em 2012. 

Pelo que foi aprovada uma proposta da associação com distinção de preços nas zonas urbanas e zonas interurbanas.

“Nas zonas urbanas, temos deslocação do centro da cidade para o subúrbio e decorações entre subúrbios. No centro da cidade a proposta da associação é que a tarifa diurna seja de 150 escudos diurna e 200 nocturna. Do centro para subúrbios 200 escudos diurna e 250 escudos nocturna. Entre subúrbios 200 escudos diurna e 250 escudos nocturna”, avançou.

Conforme António Sequeira Duarte, a proposta foi aprovada com algumas ressalvas, por parte dos vereadores do PAICV, porque existem “discrepâncias” que podem causar “algumas injustiças”.

Nomeadamente, concretizou, numa deslocação do centro para um subúrbio imediato como Madeiralzinho o PAICV entende que se deve praticar exactamente o mesmo preço de deslocação que se pratica na cidade.

Ou seja, clarificou, em vez de 200 escudos seja cobrado 150. 

Também considerou que, estre subúrbios, quando se desloca entre bairros vizinhos ou zonas limítrofes, deve ser cobrada exactamente a mesma tarifa que se cobra no interior da cidade.

“Nos entendemos que havia a necessidade de aprovação dessa tabela para se fazer justiça a uma actualização que já se fazia sentir, mas principalmente para a protecção dos consumidores”, explicou.

António Duarte defendeu que os consumidores devem ter acesso à tabela, que a mesma esteja presente no interior dos táxis, que seja feita uma ampla divulgação da mesma nos meios de comunicação e também que seja fixada uma periodicidade de actualização dessas tarifas.

Conforme o vereador, a proposta, apesar da aprovação, se ressalvas apontadas não forem levadas em conta a tabela não pode ser efectivada.

CD/AA

Inforpress/Fim

Partilhar