São Vicente: Organização pretende fortalecer São Vicente Trail para ter participação de mais atletas internacionais

Inicio | Desporto
São Vicente: Organização pretende fortalecer São Vicente Trail para ter participação de mais atletas internacionais
27/07/25 - 06:50 pm

Mindelo, 27 Jul (Inforpress) – A Organização da etapa São Vicente Trail considerou hoje que a prova foi “interessante e surpreendente”, pelo que pretende fortalecer esta etapa para ter mais participantes no próximo ano.

Francisco Dias, membro da organização, falava à imprensa no final da prova que aconteceu, pela primeira vez, na ilha de São Vicente.

“A competição de São Vicente é estratégica. São Vicente é uma das ilhas que é possível trazer mais atletas internacionais, tendo em conta o voo directo de Europa para São Vicente. Nós perspectivamos que no próximo ano, à semelhança de Santo Antão Triangle Trail e do Fogo Vulcão Trail, São Vicente seja a prova mais participativa em termos de atletas internacionais”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, a ideia é “promover Cabo Verde através de São Vicente” porque “é a ilha que tem mais condições logísticas para receber atletas internacionais”.

Por isso, afirmou que, para conseguir este objectivo, vão anunciar a data das provas do próximo ano já a partir de Novembro, para que um atleta internacional saiba qual é o mês concreto da realização das provas, porque “tem havido alguma imprevisibilidade que causa alguns constrangimentos para os atletas internacionais”.

Conforme Francisco Dias, a competição contou com uma boa participação de atletas tanto nas provas de Trail longo, como nas de Trail Curto, Jovem, caminheiros e crianças.

Dias destacou que a presença de atletas em São Vicente foi superior à das outras ilhas porque Santiago reduziu a sua participação por causa de questões de logística para garantir a estadia dos atletas.

“Tivemos 25 no longo, 45 no curto, 29 no jovem e mais de uma centena de caminheiros”, destacou a mesma fonte para quem houve a participação de atletas das ilhas do Fogo, de Santiago, de Santo Antão e de São Vicente e cerca de uma dezena de Portugal e França.

Segundo o responsável, nos últimos tempos os atletas de Santo Antão têm conseguido mais de 60 por cento (%) dos prémios, São Vicente está a dar alguns passos e Santiago também está a dar resultados.

A ilha de São Nicolau, frisou, já tem atletas com resultados em   competições internacionais em Portugal e nas Canárias, pelo que considerou que a aposta no Trail Jovem é importante para incentivar e para a promoção dos atletas.

“Os rapazes que competem até os 17 anos na próxima etapa já estão a competir como atletas do Trail Curto ou Longo. A ideia da introdução do Trail Jovem é para incentivar, mobilizar e criar o sentimento de pertença desses jovens para com o atletismo”, sintetizou.

CD/HF

Inforpress/Fim

Partilhar