Mindelo, 23 Mai (Inforpress) – O Hospital Baptista de Sousa (HBS) realiza hoje um workshop sobre “Triagem de Manchester – situações de excepção de catástrofe” para celebrar o primeiro aniversário do Grupo de Triagem de Manchester e o Dia Internacional do Enfermeiro.
De acordo com uma nota de imprensa da assessoria do HBS, a que a Inforpress teve acesso, a sessão será dirigida pela presidente do conselho de administração do HBS, Helena Rebelo Rodrigues, e conta com a presença do presidente do Grupo Cabo-verdiano de Triagem, (GCT) Paulo Almeida.
Conforme a mesma fonte, o evento, cujos trabalhos serão conduzidos pelo especialista António Marques, de Portugal, focar-se-á na forma como o Protocolo de Triagem de Manchester pode apoiar a implementação de um plano de catástrofe.
Ainda, acrescentou, abordará o papel do HBS como centro estratégico de apoio para as ilhas do norte em tempos de crise.
A assessoria relembrou ainda que o Hospital Baptista de Sousa implementou, há mais de 10 anos, o Protocolo de Triagem de Manchester, reconhecendo a importância de instrumentos de triagem clínica para optimizar recursos em saúde, garantir atendimentos prioritários e melhorar a qualidade do cuidado ao doente.
Explicou ainda que o processo de criação formal do Grupo Cabo-verdiano de Triagem (GCT) ocorreu há um ano e “o GCT tem-se destacado como um catalisador de boas práticas nesta área, promovendo treinamentos, orientações e auditorias que fomentam a implementação de protocolos adequados”.
A triagem de Manchester é um sistema de classificação de pacientes em serviços de emergência que determina a prioridade do atendimento com base na gravidade da condição do paciente.
CD/HF
Inforpress/Fim
Partilhar