Fogo: Contingente da Praia vai reforçar o combate ao incêndio (c/áudio)

Inicio | Ambiente
Fogo: Contingente da Praia vai reforçar o combate ao incêndio (c/áudio)
23/05/25 - 09:56 pm

Santa Catarina, 23 Mai (Inforpress) - O Comando da Protecção Civil e Bombeiros na ilha do Fogo já mobilizou um contingente da Cidade da Praia para reforçar o combate ao incêndio que se alastrou em Santa Catarina, estando prevista a sua chegada no sábado.

O comandante Edson Alfama avançou à Inforpress que o cenário está “fora do controlo”, sobretudo na localidade de Mãe Joana, onde os criadores de gado já foram instruídos no sentido de libertarem os seus animais, uma vez que se faz sentir uma forte ventania que, combinada com condições climáticas secas, propaga o incêndio.

O Governo, através dos serviços da Protecção Civil, afiançou, já mobilizou um contingente de militares especializados na área para chegar na manhã deste sábado à ilha do Fogo, munidos de equipamentos e viaturas específicas para dar combate ao incêndio, nos terrenos de difícil acesso. 

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Manuel Teixeira, por sua vez, disse que as condições climatéricas com ventos extremamente fortes contribuíram para o alastramento de fogos à grande distância, provocando grandes estragos, atingindo inclusive focos em Estância de Roque e reacendimento em Mãe Joana. 

“De manhã não tínhamos noção que o fogo atingisse esta gravidade, porque mobilizamos os principais focos que estavam activos. É uma zona extremamente delicada, cheio de arbustos, porque o vento excessivo leva as faíscas por longos metros de distâncias, o que fez com que o fogo fique extremamente descontrolado”, realçou, afirmando que estava convicto no controlo da situação. 

O fogo já atingiu os campos agrícolas, lamentou o edil de Santa Catarina.

O incêndio, que deflagrou na quinta-feira, em Cova Matinho, no concelho de Santa Catarina (ilha do Fogo),  já chegou às localidades de Mãe Joana e Estância de Roque, de forma descontrolada, tendo já consumido cerca de 200 hectares de terrenos.

Segundo dados avançados à Inforpress pelo delegado do Ministério da Agricultura na ilha do Fogo, Estevão Fonseca, neste momento as chamas continuam a alastrar-se, já que o incêndio continua activo numa extensão superior a um quilómetro da frente.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar