Mindelo, 20 Jan (Inforpress) – O ministro da Cultura disse hoje que os seis grupos que vão participar no Carnaval em São Vicente vão receber um valor, ligeiramente superior ao do ano passado, que estará entre 1200 a 1250 contos.
O aumento será dos 200 aos 250 contos, já que os grupos, ano passado, receberam mil contos, cada.
Augusto Veiga falava à imprensa após visitar estaleiros de alguns grupos que já iniciaram os trabalhos, entre os quais Vindos do Oriente, Flores do Mindelo, Cruzeiros do Norte e Escola de Samba Tropical.
Segundo o ministro, que esteve na companhia do presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV), Marco Bento, o financiamento será entregue aos grupos em duas tranches, sendo que 50 por cento (%) será desbloqueado na próxima semana e assim que receber os justificativos entregará os restantes 50%.
“Nós estamos a ver que já há algum trabalho adiantado, mas deu também para entender as dificuldades dos próprios grupos em ter estaleiros de uma forma fixa. Mas pronto, estamos também a entender que já há algum avanço de alguns grupos neste momento nos seus preparativos, o que nos deixa também mais animados em relação aos preparativos para o Carnaval de São Vicente deste ano”, avançou.
Sobre a falta de estaleiros, que é um problema transversal a todos os grupos, o governante explicou que fará uma reunião brevemente com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente durante o qual tratarão desse assunto.
“De certeza que esse será um dos temas que vai ser abordado, porque já está identificado o espaço, agora é fazermos a engenharia financeira para avançar realmente com o projecto em si de uma forma clara a nível do próprio local”, adiantou a mesma fonte, para quem esta é a terceira vez que se encontra com os grupos como forma de preparar o Carnaval 2025
No ano passado o Ministério da Cultura e Indústria Criativas disponibilizou um montante de 12.147 contos como forma de dinamizar o Carnaval.
Desse montante, cinco mil contos foram atribuídos à Liga Independente dos Grupos Oficiais de Carnaval de São Vicente.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar