Sal Rei, 19 Jan (Inforpress) – As artérias de Sal Rei, na Boa Vista, transformaram-se hoje no circuito da “Pedalada dos Heróis Nacionais 2025”, organizada pela câmara municipal e pela Associação Regional de Ciclismo (ARCBV), para saudar 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais.
Em declarações à imprensa, o diretor do Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Boa Vista, Eldon Lopes, indicou que está é uma actividade que tem sido realizado em parceria com a ARCBV, mas que este ano, em vez de competições, optou-se por fazer uma pedalada de inclusão em homenagem aos heróis nacionais.
“Esse ano, pela primeira vez, optamos por fazer uma pedalada de inclusão, para assim todos poderem participar, sem limite de idade. A intenção era inclusão, por isso optamos por uma atividade que agrega e que juntasse as pessoas”, afirmou Eldon Lopes.
O mesmo indicou que durante a pedalada pretendiam passar mensagens sobre o dia, principalmente para as crianças entenderem e conhecerem a sua história e passado, vivendo e partilhando através do desporto.
O presidente da ARCBV, Ramiro Rodrigues, por sue lado, concordou que as actividades desportivas são uma oportunidade de passar e reforçar a mensagem, sobretudo para as crianças, sobre a importância da luta e desse dia para a sua integração social.
“Desde o anúncio da pedalada as crianças já queriam participar, por isso estipulamos o percurso apenas para Sal Rei para que fosse mais fácil e menos perigoso para elas. Estão entusiasmadas desde o início, e esses dias muitas tem batido na minha porta porque queriam participar”, disse Ramiro Rodrigues.
O mesmo indicou que infelizmente algumas crianças não puderam participar porque a associação já não tinha mais bicicletas.
Joel Ramos, 14 anos, e que pratica ciclismo desde 2019, disse que é importante celebrar essa data para “lembrar o tempo antigo, o que Cabo Verde passou, e tempo de Amílcar Cabral”, em vez de muitos rapazinhos estarem a andar no bairro "à toa", pelo que é melhor ocupar o tempo praticando desporto.
A autarquia iniciou as comemorações na ilha desde da sexta-feira 17, em algumas escolas, com oferta de livros às bibliotecas escolares, simulação de voto com os alunos, palestra e documentário, abordando a história de Cabo Verde referente a liberdade, democracia e aos Heróis Nacionais, para a promoção do desenvolvimento de uma consciência cívica e histórica desde a infância.
MGL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar