Mindelo, 26 Set (Inforpress) - As equipas de Basquetebol de São Vicente informaram hoje que não reconhecem a indicação de Cynthia Rodrigues para os representar na Assembleia Geral (AG) da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), que acontece no sábado na da Praia.
Esta informação consta de um comunicado assinado pelo representante da Comissão das Equipas de Basquetebol de São Vicente, Francisco António Santos, enviado à Inforpress.
Conforme a comissão, a nomeação de Cynthia Rodrigues por parte da ex-presidente da Associação Regional de Basquetebol de São Vicente (ARBSV), Sofia Silva, não é legal porque a ARBSV não dispõe de direcção em exercício.
“A sra. Rodrigues não é reconhecida por nenhum dos clubes activos como sua representante legítima, ainda mais tendo em conta que a ARBSV não dispõe de direcção em exercício, estando, na prática, em situação de vacância”, destacou o comunicado.
De acordo com a mesma fonte, a comissão dos clubes reuniu-se, na quinta-feira, e nomeou Nuno Araújo como representante legítimo dos clubes de São Vicente.
Uma decisão que, acrescentou, foi formalizada através de uma acta de reunião assinada por cinco dos seis dirigentes dos clubes da comissão e oficialmente comunicada à FCBB e ao Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ.)
Assim, os clubes exigem que sejam garantidas as condições de participação, tal como previsto para todas as regiões – algumas das quais já receberam o apoio logístico necessário.
Isto para permitir que o seu representante possa estar presente na assembleia “em nome da equidade e do respeito pelo direito de expressão das entidades regionais”.
Caso contrário, informam, será passada uma procuração a uma pessoa mandatada, devidamente autorizada a representar São Vicente e a fazer valer a sua voz nessa assembleia.
A Comissão das Equipas de Basquetebol de São Vicente é constituída por representantes dos clubes Académica, AllBlacks, Atlantic, Cruzeiros, La Familia e Real Sociedade.
Esta iniciativa, informa a mesma fonte, surgiu na sequência do abandono de funções da Associação Regional de Basquetebol de São Vicente (ARBSV), por Sofia Silva, após a sua “nomeação ilegal e incompatível” com os estatutos da FCBB, passando a acumular os cargos de presidente da ARBSV e de vice-presidente da FCBB.
“Uma situação de incompatibilidade clara segundo os estatutos federativos, que exigem a independência das estruturas regionais”, escreveu a comissão.
A mesma esclareceu que por estarem privados de uma representação legítima e perante a prolongada vacância da direcção da ARBSV, os clubes entenderam ser necessário dotar-se de uma estrutura colectiva capaz de defender a sua voz e os seus interesses.
“A Comissão tem como objectivo defender os interesses do basquetebol em São Vicente, com base nos princípios de transparência, representatividade e legitimidade”, lembrou.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar