São Vicente/Chuvas: Guarda Costeira e parceiros extraem viatura e grade de garrafas de gás do mar

Inicio | Sociedade
São Vicente/Chuvas: Guarda Costeira e parceiros extraem viatura e grade de garrafas de gás do mar
30/08/25 - 05:46 pm

Mindelo, 30 Ago (Inforpress) – O último veículo registado como desaparecido na sequência da tempestade do dia 11 de Agosto em São Vicente e uma grande contendo garrafas de gás pertencente à Vivo Energy foram hoje retiradas mar.

O anúncio foi feito, em nota, pelo Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiro (SNPCB), que informou que ambos os equipamentos foram localizados no mar na praia designada Caisim.

Trata-se uma viatura de matrícula SV-37-GQ, de cor cinzenta e propriedade privada, e a operação contou com o apoio de diversos parceiros e entidades privadas.

Já a sua localização, como também da grade de garrafas de gás, de acordo com o SNPCB, foi possível graças à colaboração de mergulhadores norte-americanos, que utilizaram equipamentos de hidrografia para detectar e sinalizar objectos submersos. 

Uma outra viatura ligeira e uma lanchonete tinham sido retirados do mar na passada quinta-feira.

A mesma fonte informou ainda que as operações de identificação e sinalização de objetos no mar devem prosseguir na próxima semana.

Os estragos por toda a ilha com a passagem da tempestade Erin fizeram o Governo declarar situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau.

Além disso, foi anunciado um plano estratégico de resposta que contempla apoios de emergência às famílias, mas também às atividades económicas, com linhas de crédito com juros bonificados e verbas a fundo perdido, justificando a decisão com o "quadro dramático, excecional".

O Governo utilizará os recursos do Fundo Nacional de Emergência, criado em 2019 para responder a situações de catástrofes naturais ou impacto de choques económicos externos.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar