São Vicente: Cavalo Venon vence corrida de São João na Ribeira de Julião

Inicio | Desporto
São Vicente: Cavalo Venon vence corrida de São João na Ribeira de Julião
21/06/25 - 09:00 pm

Mindelo, 21 Jun (Inforpress) – O cavalo Venon, da ilha do Sal, venceu hoje, 21, na Ribeira de Julião, em São Vicente, a corrida de cavalos inserida nas festividades de San Jon (São João), que se prolongam até terça-feira, 24.

O cavalo, de quatro anos de idade, foi o vencedor da competição realizada pela Associação Hípica Regional de São Vicente, em parceria com a câmara municipal local, que foi disputada em quatro séries com a participação de sete cavalos vindos das ilhas de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau e Sal.

Para a finalíssima ficaram apurados Prince e Apollo, ambos de São Nicolau, Raça Mau (São Vicente) e Venon (Sal).

Com a vitória, Venon, que esteve sob o comando do jóquei mais novo da prova (12 anos), levou para a casa um troféu e um prémio monetário de 200 contos.

O pódio ficou completo com a segunda posição ocupada por Prince e a terceira por Raça Mau.

Na quarta colocação ficou Apollo. Úrano (São Vicente) e Umar (Santo Antão) classificaram-se em quinto e sexto lugares, respectivamente.

O evento contou ainda com uma homenagem a um criador de cavalos, e um dos fundadores da associação, Eliseu Pimenta, falecido recentemente.

A presidente da Associação Hípica Regional de São Vicente, Nídia Araújo, assegurou à Inforpress que a corrida de San Jon, retomada no ano passado após vários anos de interregno, é uma das competições que estão a ajudar a fortalecer o hipismo na ilha, fazendo-o constar dos cartazes de quase todas as festividades.

Além da competição de cavalos, a festa de San Jon, na Ribeira de Julião, é celebrada ainda com uma programação musical diversificada, iniciada na sexta-feira, dia 20, até segunda-feira, 23 de Junho, e actividades religiosas que se prolongam até terça-feira, 24.

Haverá também actuação espontânea de festeiros, com o tradicional “saltá lumnara” (salto à fogueira), “kolá San Jon”, performance de tamboreiros, vendas de comes e bebes, grelhados, jogos de azar, rosários artesanais, entre outros.

Por outro lado, a parte religiosa constitui o prato forte desta festa de romaria, no dia 24, com uma procissão a partir de Horta Seca até à capela da Ribeira de Julião, onde será celebrada uma missa em honra a São João.

LN/HF

Inforpress/Fim

Partilhar