Independência/50 Anos: Governo de Cabo Verde inaugura primeiro espaço investidor na diáspora em Portugal

Page d'accueil | Politique
Independência/50 Anos: Governo de Cabo Verde inaugura primeiro espaço investidor na diáspora em Portugal
03/07/25 - 09:25 pm

Lisboa, 03 Jul (Inforpress) – O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, inaugurou hoje o primeiro espaço investidor na diáspora, na Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, com o objectivo de apresentar as oportunidades de investimentos aos cabo-verdianos.

A inauguração do espaço enquadra-se no âmbito do programa do Governo para as comemorações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, assinalados a 05 de Julho, em Portugal, que contempla ainda a ilha Terceira, nos Açores.

“Pretendemos, basicamente, reforçar a nossa presença junto da diáspora cabo-verdiana e no seguimento muito específico que é a procura de mais investimentos da diáspora em Cabo Verde. Sabemos que existem investimentos da diáspora de diversas formas (…), agora queremos sofisticá-los um pouco mais”, adiantou à Inforpress o também ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública.

O Governo, segundo ele, pretende ainda oferecer oportunidade de investimentos em áreas que são importantes para o desenvolvimento do País e que também ganham futuro, como a economia azul, as energias renováveis, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o turismo.

Eurico Monteiro assegurou que o executivo “não está a falar à toa”, mas com “programas estruturantes”.

É que, segundo o governante, o Governo tem estado a fazer infra-estruturas “muito importantes” como o terminal de cruzeiros, portos em diversas áreas do país e a investir “grandemente” em energias renováveis.

O ministro fez saber ainda que o Governo tem um “pacote muito forte” de vantagens fiscais para os investidores da diáspora, de entre várias, taxas reduzidas de impostos e benefícios e isenções aduaneiras na importação de materiais e equipamentos em várias áreas.

Segundo o governante, o executivo cabo-verdiano pretende, com este espaço, que vai ser replicado em outros país europeus e africanos, reforçar a sua presença, reforçar a informação, dar mais a conhecer as oportunidades e, também, prestar alguma assistência técnica na formulação dos projectos que sejam viáveis e bancáveis para serem materializados no arquipélago.

Na ocasião, justificou a escolha de Portugal para albergar o primeiro espaço investidor na diáspora com o facto de este país europeu ser aquele com maior volume de remessas de emigrantes para Cabo Verde, apesar da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos da América ser a maior.

Outrossim, disse que se deve ao facto de Portugal também ser o país, onde a comunidade cabo-verdiana tem uma conexão em termos de contacto físico com o território mais intensamente do que as outras comunidades.  

Eurico Monteiro, que se encontra em Portugal para representar o Governo nas actividades dos 50 anos da independência nacional, presidiu ainda à inauguração da exposição documental sobre os 50 anos da independência, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa.

Já esta sexta-feira vai estar nos Açores, onde vai realizar uma visita à Fortaleza de São João Baptista, no Museu de Angra do Heroísmo, e, no sábado, 05, preside à sessão solene comemorativa e ao lançamento do selo dos 50 anos da Independência da República de Cabo Verde, nos Açores.

No domingo, marca presença no torneio de futebol internacional de veteranos cabo-verdianos, no Seixal.

FM/HF

Inforpress/Fim

Partager