
Mindelo, 30 Out (Inforpress) – O navio Mar Liso, que sofreu uma avaria na quarta-feira, 29, no percurso São Nicolau-São Vicente, já se encontra atracado no cais do Porto Grande, no Mindelo, e deverá retomar as viagens na segunda-feira, 03 de Novembro.
A informação foi avançada à Inforpress pelo armador, Manuel Lopes, que não quis gravar entrevista, mas confirmou o resgate da embarcação junto à ilha de Santa Luzia.
O armador, que se encontrava também a bordo do Mar Liso, esclareceu que não se tratou “propriamente de uma avaria”, mas sim de uma “anomalia no motor, causada pelas condições do tempo, com muito vento e muita ondulação”.
Essa situação, segundo a mesma fonte, os levou a accionar as autoridades e o navio Voador, da Guarda Costeira, resgatou os cinco tripulantes e cinco passageiros que seguiam a bordo, enquanto o navio foi rebocado até ao Porto Grande pelo rebocador Monte Cara.
Manuel Lopes garantiu que o problema foi ultrapassado e que a embarcação retoma a rota São Vicente-São Nicolau na segunda-feira.
A Inforpress confrontou o capitão dos Portos, Aguinaldo Lima, que confirmou a avaria momentânea e descartou a possibilidade de excesso de carga, já que, como disse, normalmente na viagem de regresso a São Vicente traz pouca carga.
Mesmo assim, Aguinaldo Lima afiançou que uma equipa de inspecção vai realizar uma averiguação e produzir um relatório para avaliar se serão necessárias medidas adicionais.
Construído na Dinamarca em 1927, Mar Liso chegou a Cabo Verde há mais de 40 anos e se tornou um “táxi” de São Nicolau, principalmente para a rota entre São Vicente e São Nicolau.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar