Porto Novo, 03 Jul (Inforpress) – Muitas famílias de diferentes localidades no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram-se hoje preocupadas com o estado das suas casas e pediram o apoio da edilidade porto-novense na sua reabilitação.
A Inforpress constatou que muitas habitações, tanto na cidade do Porto Novo como nas comunidades rurais, pertencentes a famílias de fracos recursos, estão deterioradas, sobretudo a nível das coberturas, que ameaçam ruir, uma situação que inquieta essas pessoas.
Com o aproximar do período chuvoso, as famílias dizem-se preocupadas e esperam a intervenção da câmara municipal no sentido de substituir os tectos, que colocam em risco a vida das pessoas.
Além da reabilitação das suas casas, as pessoas colocam ainda preocupações relativas à construção de casas de banho.
“Há muito tempo que espero ser contemplado pelo programa de recuperação de habitações da Câmara Municipal do Porto Novo. O tecto da minha casa ameaça cair e representa perigo para a minha família”, avançou uma das pessoas abordadas pela Inforpress.
Os líderes associativos têm estado também a alertar para a situação de muitas casas, cujas condições de habitabilidade são “muito precárias”, como é o caso da Ribeira dos Bodes, Ribeira das Patas, Ribeira da Cruz e do Planalto Norte.
O perfil habitacional do Porto Novo diz que mais de três mil casas, neste concelho, estão em condições “muito degradadas”, com tectos prestes a ruir, pondo em risco a vida das famílias.
O município do Porto Novo tem beneficiado, nos últimos anos, de programas de reabilitação de casas de famílias de fracos recursos, financiados, na maior parte, pelo Governo de Cabo Verde.
Estima-se que, nos últimos anos, cerca de 1.700 casas terão sido recuperadas em todo o município do Porto Novo.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar