Ribeira Brava, 22 Out (Inforpress) – A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, considerou na terça-feira, 21, na Ribeira Brava, que as Nações Unidas estão disponíveis para identificar áreas que podem contribuir para o desenvolvimento de São Nicolau.
Patrícia Portela de Souza, que falava na sequência de um diálogo sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 com a comunidade educativa do Tarrafal de São Nicolau, destacou tanto os desafios como as oportunidades existentes na região.
“As oportunidades no campo económico, o talento humano que São Nicolau tem, e que muitas vezes acaba por migrar, podem também ser aproveitados localmente e noutras ilhas. O nosso papel é ver como o sistema das Nações Unidas pode apoiar ainda mais fortemente o desenvolvimento desta ilha”, afirmou.
Segundo explicou, são 20 agências, fundos e programas da ONU que trabalham atualmente com o país, com enfoque no apoio ao desenvolvimento sustentável, inclusão social, economia e empoderamento das populações.
Sobre o papel da juventude cabo-verdiana na concretização dos ODS, a representante realçou que o futuro é dos jovens e das crianças, por isso afirmou que iniciaram as celebrações dos 80 anos das Nações Unidas conversando com eles.
Segundo a mesma, o objetivo é ouvir os seus sonhos e aspirações e trabalhar para criar mais oportunidades para todos, independentemente de onde vivam.
A coordenadora residente descreveu a relação entre Cabo Verde e as Nações Unidas como uma “relação de confiança, respeito e cooperação”, sublinhando que o arquipélago sempre demonstrou “um forte compromisso” com o multilateralismo e a paz.
“Mesmo antes da independência, durante o período de autodeterminação, as Nações Unidas já apoiavam Cabo Verde. Hoje, continuamos essa missão, com foco no desenvolvimento sustentável”, lembrou.
A ilha de São Nicolau acolhe até hoje o início das comemorações da Semana das Nações Unidas em Cabo Verde, sob o lema “Somos melhores juntos”.
De acordo com uma nota enviada à Inforpress, o evento assinala três marcos históricos, nomeadamente os 80 anos da ONU, os 50 anos da Independência de Cabo Verde e os 50 anos de presença das Nações Unidas no país.
As celebrações decorrem em parceria com as câmaras municipais do Tarrafal e da Ribeira Brava e pretendem reforçar a mensagem central das Nações Unidas no seu octogésimo aniversário, que é de renovar a esperança, fortalecer a cooperação e agir em conjunto por um futuro mais pacífico, justo e sustentável.
WM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar