Santo Antão: Ribeira das Patas celebra uma década na condição de vila com desafios a nível das infra-estruturas

Inicio | Sociedade
Santo Antão: Ribeira das Patas celebra uma década na condição de vila com desafios a nível das infra-estruturas
22/10/25 - 09:36 am

Porto Novo, 22 Out (Inforpress) – Ribeira das Patas, no município do Porto Novo, celebra hoje o dia da vila, uma condição que conquistou em 2015 e data que coincide ainda com o dia da Paróquia São João Paulo II, ali sediada.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, disse à Inforpress que a vila tem ainda "muitos desafios", designadamente a nível de infra-estruturas, destacando a construção e arrelvamento do campo de futebol e a criação de um posto policial.

A mesma fonte considerou que Ribeira das Patas, o segundo maior centro populacional do município do Porto Novo, a seguir a cidade, clama ainda por melhorias nas acessibilidades, mais concretamente, a requalificação das estradas para Lagoa, Catano, Curral das Vacas de Cima, Chã de Alecrim e Tapume.

Arlindo Delgado disse que Ribeira das Patas necessita de “mais e melhor” iluminação pública, de melhorias no abastecimento de água e da instalação de uma caixa ATM (rede Vinti4).

Destacou, igualmente, a falta de investimentos na modernização da agricultura por forma a impulsionar o agronegócio e o desenvolvimento económico da Ribeira das Patas.

Neste aspecto, pediu a implementação do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas.

O líder comunitário considerou que uma década depois da elevação da localidade à condição de vila a mesma está “quase no mesmo lugar”, apesar das promessas dos decisores políticos.

“Muitas vezes os decisores políticos apresentaram propostas de melhorias que não passaram de papel, ou seja, promessas não cumpridas pelos sucessivos governos nacional e local”, sublinhou Arlindo Delgado.

Este responsável, que falava à Inforpress a propósito do dia da vila, defendeu ainda a necessidade de a Ribeira das Patas ser dotada de símbolos heráldicos.

Para Arlindo Delgado, o crescimento socioeconómico da vila da Ribeira das Patas vai depender muito dos investimentos públicos, que motivarão iniciativas privadas, realçando, porém, a existência de algumas unidades turísticas que têm dinamizado, de alguma forma, a economia local.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas disse que “já é tempo” das reivindicações das populações serem atendidas, “caso contrário, quando menos se espera" a localidade estará “sem gente jovem, que sai todos os dias” à procura de oportunidades em outras ilhas ou na emigração.

“É tempo de agir, levantar e gritar sem medo e bem alto para toda a gente ouvir que somos cabo-verdianos também e, assim, dizer que estamos no mesmo barco”, concluiu.

O dia da vila da Ribeira das Patas e da paróquia São João Paulo II é marcado pela celebração da missa solene em honra ao santo padroeiro.

A edilidade e a paróquia têm estado a cumprir um programa comemorativo da efeméride, que já contemplou, entre outras actividades, a realização de uma feira agropecuária e uma noite cultural, prosseguindo as actividades até ao dia 26, com uma feira de saúde e actividades religiosas.

JM/AA

Inforpress/Fim 

 

 

Partilhar