João Teves, 17 Set (Inforpress) – A localidade de São Jorge, no município de São Lourenço dos Órgãos, acolhe esta sexta-feira, 19, a III Conferência Internacional sobre o Turismo de Natureza (CITNCV), integrada nas comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo.
De acordo com uma nota enviada à Inforpress, a escolha de São Lourenço dos Órgãos para sediar esta edição reafirma o compromisso estratégico do Governo em promover a desconcentração do turismo e valorizar as potencialidades locais.
Este evento tem como objectivo central debater e reforçar o papel do turismo de natureza como motor da inclusão territorial, geração de rendimento e desenvolvimento sustentável em Cabo Verde.
O encontro visa destacar e potenciar os recursos paisagísticos, agrícolas, culturais e comunitários da região, promovendo um desenvolvimento turístico mais equitativo e sustentável.
Sob o lema “Inovação e Sustentabilidade impulsionam o futuro das viagens”, a conferência vai reunir especialistas nacionais e internacionais, decisores públicos, operadores turísticos, líderes comunitários, académicos e organizações da sociedade civil.
A CITNCV dá continuidade às edições anteriores, realizadas com “sucesso” em Santo Antão e São Nicolau, e enquadra-se nos pilares estratégicos do Governo para o sector, pois, pretende-se posicionar Cabo Verde como destino de referência internacional no segmento de turismo de natureza, capitalizando os seus diversificados recursos naturais e ambientais.
O evento representa mais um passo na estratégia de diversificação da oferta turística nacional, em linha com o Programa Operacional do Turismo (POT 2022-2026) e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Recorde-se que, no início deste mês de Setembro, o presidente do Instituto do Turismo, Jair Fernandes, acompanhado da administradora executiva Vânia Rodrigues, realizou uma visita aos municípios de São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, São Miguel e Tarrafal, no quadro de um reforço de cooperação com câmaras municipais e operadores turísticos.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar