Santo Antão/Turismo: Responsável denuncia “descaso” em relação à preservação de vários percursos

Inicio | Ambiente
Santo Antão/Turismo: Responsável denuncia “descaso” em relação à preservação de vários percursos
17/10/24 - 03:37 pm

Porto Novo, 17 Out (Inforpress) – Muitos caminhos vicinais em Santo Antão correm o risco de desaparecer devido à falta de manutenção e conservação, alertou hoje o coordenador do projecto Raízes - Consolidar o Turismo Sustentável e Inclusivo em Cabo Verde.

Ravidson Delgado, que falava durante o seminário “Territórios sustentáveis: iniciativas locais, desafios globais”, que decorre em Santo Antão, realçou o facto de esta ilha dispor de mais de 700 quilómetros de trilhas já identificados, referindo, porém, ao “descaso” ainda em relação a muitos percursos que estão abandonados, que podem desaparecer.

Este técnico do turismo, que abordou o tema sobre a importância dos caminhos vicinais para o turismo sustentável, disse que, apesar do investimento que se tem feito a nível de restauro, preservação e sinalização, há ainda a necessidade de se “trabalhar mais a fundo” em relação à preservação das trilhas.

Apontou, por isso, como um dos desafios a recuperação dos caminhos que correm o risco de se perder, referindo-se àquilo que considera o "descaso" à volta desses percursos pedestres, criados inicialmente para ligar as comunidades e facilitar as trocas comerciais.

Com o turismo, avançou, os caminhos vicinais acabaram por ganhar “um destaque muito importante”, contribuindo para potencializar o turismo rural e “proporcionar experiências incríveis”.

Falando da importância dessas trilhas para o turismo de natureza, Ravidson Delgado destacou o facto de permitirem uma maior conexão com a natureza, a valorização do património natural, a descentralização do turismo e a conservação do ambiente, além de outros aspectos.

O seminário “Territórios sustentáveis: iniciativas locais, desafios globais”, promovido pela Associação Terras Baixo Guadiana, Portugal, pretende realizar uma abordagem integrada sobre vários temas, com especial destaque para o turismo e agricultura sustentáveis, as áreas protegidas, os produtos locais enquanto eixos para a promoção do desenvolvimento” de  Santo Antão.

No âmbito deste seminário, decorre entre os dias 17 e 18 de Outubro, na cidade do Porto Novo, uma mostra de produtos locais (agrícolas e transformados) de Santo Antão e de Portugal.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar