Santo Antão: Deputados do MpD apontam desafios de desencravamento, habitação social e pesca no Paul

Inicio | Política
Santo Antão: Deputados do MpD apontam desafios de desencravamento, habitação social e pesca no Paul
17/07/24 - 08:13 pm

Paul, 17 jul (Inforpress) - Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder) eleitos por Santo Antão apontaram hoje alguns desafios enfrentados pelo município do Paul que consideraram “pendentes” relativamente ao desencravamento de algumas localidades, habitação social e pesca.

Adilson Fernandes, porta-voz do grupo, disse aos jornalistas durante o balanço da visita de três dias ao concelho do Paul que há necessidade urgente de desencravar as zonas de Pedra das Moças e Ribeira da Penedo.

Estas localidades, segundo o deputado, têm grande potencial agrícola e, por isso, carecem de infraestrutura adequada para acessibilidade e mobilização de recursos hídricos.

Conforme o político, o objetivo não é apenas abrir estradas, mas também garantir o fornecimento de água a preços acessíveis para impulsionar a actividade agrícola local.

No que toca à habitação social, a mesma fonte afirmou que a edilidade paulense já requalificou mais de 400 habitações no município.

 “Um avanço significativo, mas ainda há desafios a serem superados. O foco continua sendo melhorar as condições de vida e dignidade dos moradores, especialmente em áreas afectadas pela desigualdade habitacional”, salientou.

Quanto ao sector da pesca, Adilson Fernandes avançou que o projecto de construção do arrastador na zona da Penedo de Janela, no interior do concelho do Paul, será um passo crucial para o desenvolvimento da pesca local.

“Com o financiamento assegurado pelo Banco Mundial, através do Orçamento de Estado para 2024, espera-se que essa iniciativa impulsione não apenas a economia local, mas também fortaleça o sector do turismo resiliente e da economia azul na região”, disse.

Além disso, Adilson Fernandes reconheceu que também há ganhos no município no que toca à requalificação urbana de Pontinha de Janela e Penedo.

“Trata-se de um projecto integrado que irá melhorar substancialmente a qualidade de vida das pessoas dessas duas localidades. Estamos a falar de uma comunidade piscatória, mas também estamos a falar de uma comunidade que tem um potencial imenso em termos de turismo”, salientou.

O projecto, segundo a mesma fonte, irá mudar “por completo” a fisionomia das duas localidades, melhorando as condições de vida das pessoas e atraindo importantes investimentos privados.

LFS/JMV
Inforpress/Fim

Partilhar