
Porto Novo, 20 Out (Inforpress) – O projecto hidroagrícola de Zurinca, em Santo Antão, está a avançar a um bom ritmo para transformar a agricultura familiar e criar oportunidades económicas a 24 famílias, soube-se hoje junto do programa financiador do projecto.
O projecto, lançado em Janeiro deste ano, é financiado no âmbito do Programa de Promoção das Oportunidades Socioeconómicas Rurais (Poser), a cargo do Ministério da Agricultura, que informou que as acções estão a ser implementadas a um bom ritmo, devendo ficar concluídas ainda neste ano.
As intervenções, segundo uma nota do Poser, consistem sobretudo na instalação de infra-estruturas modernas de captação, adução e armazenamento de água para a prática da agricultura.
As 24 famílias vão ter à sua disposição água para a irrigação através da reabilitação de um furo, construção de reservatórios e de instalação de redes de distribuição.
O projecto, segundo ainda o Poser, surge como resposta à escassez de água que, ao longo dos anos, tem afetado a localidade de Aguada de Janela, provocando a redução das actividades agropecuárias e a deslocação da população.
O projecto abarca uma área total de três hectares e meio de terras, com um investimento que ultrapassa os 41 mil contos, sendo que o prazo de execução era, inicialmente, de 180 dias.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar