
Ribeira Grande, 18 Nov (Inforpress) – A degradação dos dois caminhos vicinais de acesso à Vinha, em Ribeira da Torre, Santo Antão, pode causar "acidentes graves e comprometer a segurança" da localidade, avisou hoje Vicente Lázaro, porta-voz dos moradores.
Vinha é conhecida pela sua imponente cascata, onde muitos visitantes procuram "lavar a alma" nas águas frias e contemplar a natureza.
A deslumbrante paisagem, com as suas várias tonalidades de verde e montanhas imponentes, faz da localidade um verdadeiro postal natural. Contudo, o acesso a este paraíso está agora seriamente comprometido.
"É um verdadeiro perigo", testemunhou o representante da comunidade, Vicente Lázaro, que detalhou os problemas nos dois eixos de ligação à estrada principal que servem a localidade e a vizinha Fajã de Baixo.
Segundo a mesma fonte, do lado da zona de Canto, este caminho vicinal, é um "problema antigo" sobre o qual tem vindo a alertar as autoridades, mas que nunca mereceu qualquer intervenção.
Já do lado de Marrador a situação, conforme Vicente Lázaro, é particularmente “grave” neste percurso, onde existe uma quebrada que nunca foi reparada desde a queda da última chuva.
"Neste caminho circulam muitas pessoas que vivem em Fajã de Baixo e em Vinha, além de vários turistas nacionais e estrangeiros," afirmou.
Segundo a mesma fonte, a água corre pelo meio do trilho e, se alguém escorregar, corre o risco de cair no fundo da ribeira, que fica a mais de 100 metros de profundidade.
“A combinação do elevado tráfego de pessoas, atraídas pelo potencial turístico do local, com o estado de degradação das vias aumenta exponencialmente o risco de um acidente grave”, alertou.
Contactada pela Inforpress, a vereadora do pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Sheila Andrade, confirmou ter conhecimento da situação.
Segundo a politica, a edilidade realizou recentemente um levantamento dos caminhos vicinais, e os dois acessos à Vinha estão contemplados no plano de manutenção.
Sheila Andrade adiantou que, embora tenha sido feita manutenção há "bem pouco tempo", as últimas chuvas acabaram por causar danos renovados.
A vereadora garantiu, contudo, que a delegação municipal "estará no terreno dentro em breve" para proceder à manutenção e limpeza urgentes destes caminhos.
LFS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar