Ribeira Grande, 03 Abr (Inforpress) – A delegação do Ministério da Educação na Ribeira Grande, Santo Antão, está a promover um workshop com o objetivo de fomentar a troca de experiências entre professores de Educação Artística dos concelhos da Ribeira Grande e do Paul.
Em declarações à imprensa, a delegada do Ministério da Educação em Ribeira Grande, Elisabete Santos, explicou que o workshop, com duração de três dias, representa uma "oportunidade única" para os professores revisarem os programas educativos e partilharem práticas pedagógicas.
"Durante estes dias, vamos analisar os guias de Educação Artística que foram introduzidos há alguns anos e discutir estratégias para melhorar a forma como ensinamos os estudantes a expressar-se através da arte", explicou.
Conforme a mesma fonte, o evento inclui tanto momentos de teoria como de actividades práticas, com a elaboração de unidades de trabalho que integram música, expressão plástica e dramática.
A ideia, segundo Elisabete Santos, é capacitar os docentes para que possam aplicar essas abordagens criativas em sala de aula e, assim, incentivar os alunos a desenvolverem, não só habilidades artísticas, mas também o pensamento crítico e criativo.
Por sua vez, o professor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e coordenador do workshop, Manuel Fortes, enalteceu a importância da partilha de experiências entre os docentes.
"Em colaboração com a professora Maria Pinto, criamos programas e guias para professores do primeiro ao 10.º ano. Este workshop é uma oportunidade para discutir como manusear esses recursos e planejar atividades interdisciplinares, envolvendo a expressão dramática, plástica e musical", afirmou.
Questionado sobre o estado da Educação Artística em Cabo Verde, Manuel Fortes foi otimista, apontando os avanços feitos nos últimos anos.
Antigamente, conforme o docente, o que existia era apenas trabalhos manuais no ciclo preparatório.
“Hoje, temos um currículo estruturado de Educação Artística e as pessoas começam a perceber que esta área não se resume apenas a habilidades técnicas, como desenhar ou pintar. Trata-se de um processo de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças", frisou.
O professor também elogiou o esforço da Ribeira Grande em investir na qualificação dos seus professores, sublinhando que a formação contínua como um dos pilares da melhoria da qualidade educativa.
"Ribeira Grande tem feito um excelente trabalho ao qualificar seus professores, o que é fundamental para o avanço da Educação Artística”, considerou.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar