São Filipe: Antiga sentina de Beltches será transformada num espaço multicultural – vereadora

Inicio | Sociedade
São Filipe: Antiga sentina de Beltches será transformada num espaço multicultural – vereadora
08/08/25 - 10:23 am

São Filipe, 08 Ago (Inforpress) – A câmara de São Filipe vai apoiar a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Beltches na mobilização de parcerias para implementar o projecto de requalificação da antiga sentina e sua transformação num espaço multicultural dinâmico e comunitário.

A informação foi avançada à Inforpress pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal de São Filipe, Lia Barbosa, depois de visitar o espaço na quinta-feira juntamente com alguns parceiros.

A requalificação da antiga sentina, que foi concessionada à Associação de Desenvolvimento Comunitário de Beltches, está integrada no programa “Beltches CulTurArt”, que a edilidade pretende implementar, e visa recuperar e revitalizar a antiga sentina e convertê-la num ponto de encontro para a arte, a formação e o empreendedorismo cultural.

Como a associação não dispõe meios técnicos e financeiros para a execução do projecto, a edilidade está a mobilizar recursos e parcerias estratégicas para tornar a proposta uma realidade, disse Lia Barbosa.

Entre os parceiros estão a câmara de Palmela, geminada com São Filipe, Associação para o Desenvolvimento Rural e Promoção do Emprego no Sotavento (Adrepes), organização não-governamental italiana (Cospe), assim como a própria associação de Beltches e o grupo Mar Azul estão a mobilizar parceiros.

“Nesta fase vamos elaborar o projecto e o orçamento para depois saber em concreto o que vamos precisar”, disse a vereadora.

A implementação do projecto de requalificação foi permitir ter um novo espaço para a comunidade onde será instalado o futuro centro multicultural, que contempla sala de corte e costura, para formação e produção artesanal, uma galeria de exposições, com foco no artesanato tradicional e contemporâneo, espaço cultural polivalente, para apresentações musicais, teatro e encontros comunitários e um café e uma livraria comunitária para promover a leitura, o convívio e a criatividade.

O objectivo da visita realizada na quinta-feira foi o de avaliar o estado actual do edifício, debater possíveis formas de actuação conjunta e definir estratégias para captação de financiamento e apoio técnico.

A vereadora destacou que o projecto visa dinamizar a zona de Beltches, valorizar as expressões culturais locais, fomentar o empreendedorismo e contribuir para a inclusão social.

“Queremos que este espaço seja um verdadeiro motor de transformação local, um lugar onde tradição e inovação caminhem juntas, e onde a cultura seja um instrumento de coesão e desenvolvimento,” afirmou.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar